ARTIGOS & RESENHAS - ÍNDICE


. Artigos


O Arcaísmo Político no Brasil: As Contribuições de Maria Isaura Pereira de Queiroz
Lidas à Luz do Pensamento Social Brasileiro

Maria José de Rezende

RESUMO: O mandonismo, o arcaísmo, o personalismo e o clientelismo são características definidoras da feição política brasileira. Desde o seu início, nas três últimas décadas do século XIX, o pensamento social tem tematizado esses traços constituidores do padrão de domínio vigente no país. Neste artigo, será demonstrado como o arcaísmo foi debatido por inúmeros intérpretes que objetivavam trazer à tona as dificuldades de mudança social que já eram plenamente visíveis nas diversas conjunturas estudadas por Silvio Romero, Manoel Bomfim, Euclydes de Cunha, Fernando de Azevedo, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Celso Furtado e Maria Isaura Pereira de Queiroz. Serão trazidos à tona os diálogos, as convergências, as divergências, as proximidades e os distanciamentos verificáveis no amplo leque de idéias que florescem ao longo do século XX, com o intuito de esclarecer os efeitos nefastos da contínua sobrevivência do oligarquismo como uma forma de mando que tem dado substancialidade ao padrão de domínio sedimentado no país.

PALAVRAS-CHAVE: Mandonismo – Poder local – Poder central

 



Eça de Queirós: Um Elo Esquecido no Modernismo Brasileiro
Mônica Pimenta Velloso

RESUMO: Dialogando com um corpo complexo de tradições culturais, atuando em distintas temporalidades e espacialidades e também expressando formas diferenciadas de intervenção social, o movimento modernista brasileiro, requer, na área de estudos históricos, novas chaves interpretativas. Esse é o objetivo do presente ensaio que busca analisar a influência de Eça de Queirós sobre a geração dos cronistas e caricaturistas, reunidos em torno da revista D. Quixote (1917-27). Correspondente do Brasil em Paris, o escritor português exerceu o papel de verdadeiro atualizador cultural, através dos seus artigos na Gazeta de Noticias, comentando e traduzindo os últimos acontecimentos do cenário internacional. Mostra-se que os escritos jornalísticos de Eça de Queirós exerceram sensível influência não só no estilo e gênero da escrita brasileiros, mas também na percepção satírico- humorística da narrativa histórica.

PALAVRAS-CHAVE: intelectuais e cultura modernista – Eça de Queirós – História da imprensa

 

 

História e Memória: O Rádio por seus Locutores
Francisco Alcides do Nascimento

RESUMO: A pesquisa versa sobre o rádio no Piauí tendo como recorte temporal trinta anos, no período compreendido entre 1940-1970, quando se inicia a instalação da primeira emissora de rádio, sendo o outro limite a instalação da primeira emissora de televisão. Este artigo trabalha com as lembranças e a memória de homens e mulheres que atuaram no rádio durante o período acima estabelecido. Empregou-se a metodologia/técnica da História Oral por duas razões básicas: a primeira é resultado do descuido dos empresários com a documentação relacionada com a história e a memória desse meio de comunicação de massa no Piauí; a segunda é que dadas as condições de preservação das fontes escritas e sonoras, a única saída para a construção desta história era o emprego da metodologia mencionada.

PALAVRAS-CHAVE: Rádio – Memória – História – Narrativas

 

 

A “Glorificação dos Santos Franciscanos” do Convento de Santo Antônio da Paraíba: Algumas Questões sobre Pintura, Alegoria Barroca e Produção Artística no período Colonial
Carla Mary da Silva Oliveira

RESUMO: A construção do convento franciscano na Paraíba estendeu-se por quase 200 anos, e seu ápice foi a decoração interna da nave principal, concluída já na segunda metade do século XVIII, ornada com luxuosos azulejos portugueses nas paredes e pinturas trompe l'oeil no forro da nave. Centro nevrálgico da atuação franciscana ao norte de Pernambuco no período colonial, o Convento de Santo Antônio da Paraíba traz alegorias extremamente significativas para a compreensão da imagem que a congregação construía acerca de si e de sua atuação naquele mundo inóspito dos trópicos selvagens. Constituindo-se em discurso visual, a pintura do teto da igreja conventual pode ser entendida como ferramenta de “ordenação do mundo” utilizada na ação junto aos fiéis da sede da Capitania, como um sistema simbólico que cristalizava os poderes e a estrutura colonial em imagens e exemplos edificantes a serem respeitados e seguidos pelos colonos.

PALAVRAS-CHAVE: Barroco Paraibano – Convento de Santo Antônio – Alegoria

 



A Arte no Tempo: Por uma Perspectiva
Sociocultural dos Objetos Artísticos

Giselle Martins Venâncio

RESUMO: O objetivo deste texto é, situando-se na vertente da história cultural francesa, investigar as relações entre arte, história e história da arte, considerando-se os objetos culturais como um rico e sofisticado instrumento de produção de representações, que contribui para a elaboração de sentidos, de formas de olhar e ver a realidade e sobre o qual é necessário refletir.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Arte e História

 

 

Etnogênese Mbayá- Guaykuru: Notas Sobre Emergência Identitária, Expansão Territorial e Resistência de Um Grupo Étnico no Vale do Rio Paraguai (C . 1650-1800)
Francismar Alex Lopes de Carvalho

RESUMO: A população indígena do grupo Mbayá-Guaykuru teve atuação decisiva no âmbito das disputas territoriais pelo controle do vale do rio Paraguai, no período colonial. O presente trabalho analisa o processo de emergência sociopolítica do referido grupo, atentando para as relações interculturais que experimentaram com outros povos chaquenhos e com os adventícios, espanhóis e portugueses. Em especial, procuro entender como os Mbayá-Guaykuru, diante das ofensivas coloniais do século XVIII, resistiram lutando para defenderem as conquistas que obtiveram durante o processo mesmo de colonização.

PALAVRAS-CHAVE: Etnogênese – Etnificação – Resistência – Mbayá-Guaykuru

 

 

“É uma Estranha Empresa Fazer Rir as Pessoas Honestas”: A Arte de Fazer Comédia
para Molière a Partir da Peça Teatral Don Juan

Eliane Alves Leal

RESUMO: O constante diálogo entre Arte e História/História e Estética, presente nesse discurso histórico, permite que se objetive, com esse artigo, discutir as nuanças históricas e estéticas do texto teatral Don Juan, que o liga ao momento em que foi escrito e encenado na França de 1665, pelo comediante Molière.

PALAVRAS-CHAVE: Comédia – Classicismo – Don Juan – Molière

 

 

Cinema: A Modernidade e Suas Formas de Entretenimento
Kellen Cristina Marçal de Castro Neves

RESUMO: Este trabalho busca refletir sobre a resignificação de um hábito social, o ato de ir ao cinema, ao ser incorporado em um outro referencial de espaço. A incorporação das salas de cinema nos shopping centers propiciou uma nova forma de sociabilidade, respaldada nos parâmetros da modernidade. Tal processo é extremamente significativo na cidade de Uberlândia na década de 1990.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Modernidade – Cidade


 

. Dossiê "Teorias do Espetáculo e da Recepção"


Apresentação do Dossiê “Teorias do Espetáculo e da Recepção”

Robson Corrêa de Camargo

 

 

A Arte da Borboleta: Do Casulo Ao Vôo
Edélcio Mostaço

RESUMO: O artigo fixa alguns pressupostos gerais da estética da recepção, destacando as noções de poiesis, aisthesis e katharsis tais como formuladas e empregadas pelos teóricos do movimento, especialmente R. H. Jauss. Analisa, em seguida, o espetáculo gaúcho Borboletas de sol de asas magoadas, criado e interpretado por Evelyn Ligocki, onde um travesti fala de seus problemas cotidianos, tipo de vida, artifícios que emprega para sair às ruas e riscos que corre nas madrugadas. A análise tenta flagrar componentes estéticas da realização, à luz das teorias da recepção, do teatro pós-dramático e também do conceito de parresia, como veiculado por Michel Foucault.

PALAVRAS-CHAVE: Estética da recepção – Pós-dramático – Identidade

 

 

O Paradoxo de Ana: Música e Dança – Uma Proposta
de Compreensão desta Relação

Adriana Fernandes

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre música e dança tentando explicar as possibilidades de interação que existem entre estas duas manifestações. Recorre-se à literatura existente nas áreas de antropologia da dança, etnomusicologia e também aos recentes estudos neurológicos que tratam dos processos emocionais e seus impactos no corpo humano. No campo filosófico recorre-se à Spinoza, pensador racionalista do século XVII. Toda a reflexão parte de um relato de uma experiência de uma informante dançando forró, gênero musical dançante brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Música e Dança – Neurologia – Filosofia

 

 

Natyasastra: Teoria Teatral e a Amplitude da Cena
Marcus Mota

RESUMO: O Natyasastra é um tratado sanscrítico sobre as relações entre palavra, música e movimento. Um estudo mais detido de suas estratégias de construção de objetos observacionais pode possibilitar uma melhor compreensão da amplitude da cena, ou seja, uma compreensão da concretude material de obras audiovisuais.

PALAVRAS-CHAVE: Natyasastra – Teorian Teatral - Performance

 

 

Teatro em Carrocerias de Caminhões
Theater on Trucks

John C. Dawsey

RESUMO: Os escritos de Victor Turner referentes à antropologia da performance são sugestivos para a análise do que poderíamos chamar de “teatro dos bóias-frias”. Mas, esse teatro de canaviais e carrocerias de caminhões também é sugestivo: trata-se de um lugar privilegiado para se repensar um conjunto de questões que emergem nas interfaces da performance e antropologia. Tendo-se em vista a especificidade da “prática de calcular o lugar olhado das coisas” que caracteriza esse teatro, os seguintes tópicos pontuam o texto que vem a seguir: 1) dramas sociais, 2) relações entre dramas sociais e dramas estéticos, 3) símbolos e montagens, e 4) paradigmas do teatro na antropologia. Uma observação: nesse exercício encontro “afinidades eletivas” entre o pensamento de Walter Benjamin e a dramaturgia de Bertolt Brecht, e, por outro lado, os princípios dramatúrgicos dos “bóias-frias”.

PALAVRAS-CHAVE: Performance – Montagem – Bóia-fria

 

 

O Fernando Peixoto: Um Artista Engajado na
Luta Contra a Ditadura Militar (1964-1985)

Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos

RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória artística de Fernando Peixoto (Teatro, Cinema e Televisão), bem como os contornos de seu engajamento na cena brasileira durante o período conturbado da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Acima de tudo, este ensaio discute as contradições deste processo histórico e diversos aspectos de sua trajetória individual como importante artista, intelectual e membro do Partido Comunista Brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: História – Teatro e Cinema – Arte e Política – Fernando Peixoto

 

 

Dos Bastidores ao Palco: A Prática Teatral da União Operária
Vera Collaço

RESUMO: Neste artigo procuro reconstituir o processo que vai da preparação do espetáculo, do grupo teatral da União Operária (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil), à sua apresentação para o público. Na análise desta prática, utilizo a concepção de texto teatral como sendo constituído tanto pelo texto representado – o espetáculo – quanto pelo texto literário dramático. O que implica, portanto, ver o texto teatral, que no caso deste capítulo, significa o espetáculo, como produto específico de determinada condição histórica, codificado de acordo com códigos estéticos e culturais diferenciados e específicos.

PALAVRAS-CHAVE: História Cultural – Teatro Operário – Espetáculo

 

 

A Pantomima e o Teatro de Feira na F ormação do Espetáculo Teatral:
O Texto Espetacular e o Palimpsesto

Robson Corrêa de Camargo

RESUMO: Este artigo recupera a forma do espetáculo da pantomima e do teatro feito nas barracas das ferias francesas no período anterior a Revolução Francesa. Apesar de serem marginais na história do teatro, por não se fundamentar na palavra, se constituíram como formas teatrais que definiram o teatro no século XIX e XX, abrindo novos paradigmas para a análise e constituição do espetáculo teatral.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Feira – Pantomima – Análise do Espetáculo – Teoria do Teatro – Teatro Francês Século XVI I e XVIII – Lê Sage – Texto espetacular – Palimpsesto






O Teatro Artaudiano e a Zona Intersticial de Uma Lógica Esquecida
Vanessa Curty

RESUMO: Este artigo discute as aproximações entre a proposta teatral artaudiana e a lógica primitiva definida por Foucault. Esta teria sido esquecida a partir do século XVIII com a instituição da metafísica dualista ocidental conforme descrita por Jacques Derrida. Além disso, localiza nessa discussão a possibilidade, o não lugar do teatro artaudiano, e a recepção do mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Artaud – Foucault – Metafísica – Teatro – Recepção

 

 

Estudos Culturais, Recepção e Teatro: Uma Articulação Possível?
Taís Ferreira

RESUMO: Este artigo enfoca a possível articulação entre os Estudos Culturais de recepção e a recepção no campo teatral. Assim, proponho pensar e construir, inspirada em teóricos da Comunicação (entre outros), um estudo de recepção que está localizado na intersecção entre os campos dos Estudos Culturais em Comunicação e do teatro. Contextualizo estes estudos e intento articular uma proposta de estudo empírico de recepção teatral neles inspirada.

PALAVRAS-CHAVE: Recepção teatral – Estudos culturais em comunicação

 


. Resenha