ARTIGOS


- As Ambivalências da Identidade
Jacques Leenhardt


- As Relações Entre Pintura e Fotografia no Brasil do Século XIX: Considerações Acerca do Álbum Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond
Maria Antonia Couto da Silva


- The Wicker Man: Reflexões Sobre A Wicca e o Neo-Paganismo
Johnni Langer e Luciana de Campos


- Cinema e História: Representações do Autoritarismo em Memórias do Cárcere de Nelson Pereira dos Santos
Tânia Nunes Davi


- Televisão Brasileira: Uma (Re)Visão
Maria Luiza Gonçalves Baracho


- A Seguir, Cenas de um Regime Militar: Política e Propaganda nas Novelas Brasileiras dos Anos 1970
Paula Regina Siega


- Vanguarda Paulista: Apontamentos para uma Crítica Musical
José Adriano Fenerick


- A Presença do Diabo no Cotidiano Medieval Judaico: Os Ritos de Passagem
Sergio Alberto Feldman


DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS"


- Apresentação do Dossiê "Estudos Literários"
Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota e Pedro Spinola Pereira Caldas



- Teócrito e Virgílio: Um Diálogo Bucólico
Glória Braga Onelley


- Os Leitores e as Leituras da Obra de Stefan Zweig no Brasil
Adelaide Stooss-Herbertz


- Das Contribuições de Geoffrey Chaucer para a Literatura e a História
Márcia Maria de Medeiros


- O Novo Mundo de Sexta-Feira: Ironia e Recriação Mestiça na Literatura Latino-Americana
Keila Carvalho e Janaína Cordeiro


- Poetas de Todo o Mundo
Donizeth Aparecido dos Santos



- Itinerários Africanos: Do Colonial ao Pós-Colonial nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Marcelo José Caetano


- Toda Palavra Guarda uma Cilada: Torquato Neto entre a Vertigem e a Viagem
Edwar de Alencar Castelo Branco


- Contradições Da Carne A Mulher e o Negro em Dois Momentos do Naturalismo Brasileiro
Pedro Amaral



RESENHAS


- Para que Serve a História? A Atualidade de Vianinha em A Crítica de um Teatro Crítico
Eliane Alves Leal, Rodrigo de Freitas Costa e Thaís Leão Vieira


- Obras do Diabinho da Mão Furada: Enhorabuena!
Orlando Fernández Aquino


- Jogos Teatrais na Sala de Aula: Um Manual para o Professor
Maria Abadia Cardoso




 

 

 

 

 




 
 


AS RELAÇÕES ENTRE PINTURA E FOTOGRAFIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ÁLBUM BRASIL PITORESCO DE CHARLES
RIBEYROLLES E VICTOR FROND

Maria Antonia Couto da Silva

RESUMO: Propomo-nos neste artigo oferecer subsídios para o estudo das relações entre pintura e fotografia no Brasil, na segunda metade do século XIX. Introduzida no país nesse período, a fotografia causou um impacto cultural. Retomando os códigos de representação da pintura, e apoiada na exatidão das formas e na fidelidade do registro, a fotografia instituiu um novo olhar sobre a natureza. O surgimento das técnicas inéditas de reprodução mecânica da imagem, como a litografia e a fotografia, abriu caminho ainda para a produção de vários álbuns de artistas viajantes que divulgaram a paisagem e os costumes brasileiros. Em nossa pesquisa partimos da análise do livro Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado em 1861, procurando compreender sua importância em relação às artes visuais no período.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil – Pintura –Século XIX – Fotografia– Victor Frond e Charles Ribeyrolles

ABSTRACT: We intend with this article to offer data for the study of the relations between photography and painting in Brazil, in the second half of the 19th century. Photography was introduced in Brazil in that period, when it provoked a cultural impact. By recovering painting representation codes and backed up by the exactitude of the forms and the fidelity of the registry, photography instituted a new regard over nature. The emergence of unedited techniques of mechanical image reproduction, like lithography and photography, opened up the path for the production of various albums by traveling artists that publicized Brazilian landscape and uses. In our research we begun with the analysis of the book Brasil Pitoresco by Charles Ribeyrolles and Victor Frond, published in 1861, trying to understand its importance regarding the visual arts of the period.

KEYWORDS: Brazil – Painting – 19th century – Photograph – Victor Frond and Charles Ribeyrolles