ARTIGOS


- As Ambivalências da Identidade
Jacques Leenhardt


- As Relações Entre Pintura e Fotografia no Brasil do Século XIX: Considerações Acerca do Álbum Brasil Pitoresco de Charles Ribeyrolles e Victor Frond
Maria Antonia Couto da Silva


- The Wicker Man: Reflexões Sobre A Wicca e o Neo-Paganismo
Johnni Langer e Luciana de Campos


- Cinema e História: Representações do Autoritarismo em Memórias do Cárcere de Nelson Pereira dos Santos
Tânia Nunes Davi


- Televisão Brasileira: Uma (Re)Visão
Maria Luiza Gonçalves Baracho


- A Seguir, Cenas de um Regime Militar: Política e Propaganda nas Novelas Brasileiras dos Anos 1970
Paula Regina Siega


- Vanguarda Paulista: Apontamentos para uma Crítica Musical
José Adriano Fenerick


- A Presença do Diabo no Cotidiano Medieval Judaico: Os Ritos de Passagem
Sergio Alberto Feldman


DOSSIÊ "ESTUDOS LITERÁRIOS"


- Apresentação do Dossiê "Estudos Literários"
Alcides Freire Ramos, Rosangela Patriota e Pedro Spinola Pereira Caldas



- Teócrito e Virgílio: Um Diálogo Bucólico
Glória Braga Onelley


- Os Leitores e as Leituras da Obra de Stefan Zweig no Brasil
Adelaide Stooss-Herbertz


- Das Contribuições de Geoffrey Chaucer para a Literatura e a História
Márcia Maria de Medeiros


- O Novo Mundo de Sexta-Feira: Ironia e Recriação Mestiça na Literatura Latino-Americana
Keila Carvalho e Janaína Cordeiro


- Poetas de Todo o Mundo
Donizeth Aparecido dos Santos



- Itinerários Africanos: Do Colonial ao Pós-Colonial nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Marcelo José Caetano


- Toda Palavra Guarda uma Cilada: Torquato Neto entre a Vertigem e a Viagem
Edwar de Alencar Castelo Branco


- Contradições Da Carne A Mulher e o Negro em Dois Momentos do Naturalismo Brasileiro
Pedro Amaral



RESENHAS


- Para que Serve a História? A Atualidade de Vianinha em A Crítica de um Teatro Crítico
Eliane Alves Leal, Rodrigo de Freitas Costa e Thaís Leão Vieira


- Obras do Diabinho da Mão Furada: Enhorabuena!
Orlando Fernández Aquino


- Jogos Teatrais na Sala de Aula: Um Manual para o Professor
Maria Abadia Cardoso




 

 

 

 

 




 
 


CINEMA E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES DO AUTORITARISMO EM
MEMÓRIAS DO CÁRCERE DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS

Tânia Nunes Davi

RESUMO: Este artigo discute Memórias do Cárcere, filme de Nelson Pereira dos Santos, baseado em obra homônima de Graciliano Ramos, de modo a mostrar as apropriações feitas pelo cineasta da obra literária, bem como os diálogos entre arte e sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: História e Cinema – Cinema Brasileiro – Nelson Pereira dos Santos

ABSTRACT: This article discusses about Memórias do Cárcere, a film of Nelson Pereira dos Santos, based in homonymous work of Graciliano Ramos, in a way to show the appropriations made by the director of the literary work, as well like the dialogues between art and society.

KEYWORDS: History and Cinema – Brazilian Cinema – Nelson Pereira dos Santos