DOSSIÊ “SANDRA JATAHY
PESAVENTO: A HISTORIADORA E SUAS
INTERLOCUÇÕES”


- Apresentação do Dossiê “Sandra Jatahy

Pesavento: A Historiadora e Suas
Interlocuções”
Nádia Maria Weber Santos
Maria Luiza Martini
Miriam de Souza Rossini


- Sandra Jatahy Pesavento: Imagens,
Lembranças, Indícios
Chiara Vangelista


- A Imagem de Si no Retrato Fotografico Fin
de Siècle : De Paris para Porto Alegre
Jacques Leenhardt


- Entre Acácias e Ipês, Cores e Formas da
História Cultural
Heloisa Selma Fernandes Capel


- Uma Resenha para Sandra Jatahy Pesavento
Ricardo De Aguiar Pacheco


- Fragmentos Identitários: A Literatura como
Narrativa Sensível do Sul Profundo
Luis Fernando Beneduzi


- Uma História das Mulheres: Representações Femininas na Obra Os Sete Pecados Da Capital de Sandra Pesavento
Vanderlei Machado



ARTIGOS


- Olhares Sobre a
Polícia No Brasil: A Construção da Ordem Imperial numa Sociedade Mestiça
Francis Albert Cotta

- Watchmen E O Discurso Distópico do “Bem Maior”
Drª Níncia Cecília Ribas e
Borges Teixeira e  Wyllian Eduardo De Souza Correa


- A Iluminação Pública da Cidade da Parahyba:
Século XIX e Início do Século XX
Doralice Sátyro Maia, Henrique Elias Pessoa Gutierres e
Maria Simone Morais Soares


- As Ameaças à
Corporidade Estatal em Romeu e Julieta

Alexander Martins Vianna


- Os (Re)Posicionamentos Identitários e o Jogo
Ético-Político nos Quadrinhos Pasquinianos
Maria Isabel Borges


- A Juventude Operária Católica
Raimundo César De Olíveira Mattos

- A Cidade Decifrada: de Atenas a Bagdá – De Platão a Al-Farabi Reminiscências Platônicas e Farabianas em Matrix
Renatho Costa


- A Religiosidade Caipira: A Festa do Divino em Piracicaba
Cibélia Renata da Silva Pires


- Música e Vestimenta na Pintura de Vasos Gregos Antigos
Pedro Luis Machado Sanches


- Os Raptos Consentidos e o Cotidiano das Cidades
- O Papel das Festas – Na Paraíba do Período
Imperial.
Rosemere Olimpio De Santana


- Sons da Contracultura: Raul Seixas entre Cidades e Sociedades Alternativas
Emília Saraiva Nery


- Relações Entre o Patrimônio Material e Imaterial: O Caso do Cemitério Japonês
Rodrigo Modesto Nascimento



RESENHAS


- Em Busca da Definição: Mas Afinal... O Que é Mesmo Documentário? De Fernão Pessoa Ramos
Rodrigo Francisco Dias

- Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré: O Balanço de uma Obra e das Fissuras da Sociedade Brasileira do Século XX
Julierme Sebastião Morais Souza




 
 

 

FRAGMENTOS IDENTITÁRIOS: A LITERATURA COMO
NARRATIVA SENSÍVEL DO SUL PROFUNDO

Luis Fernando Beneduzi

RESUMO: Os caminhos da História e da Literatura têm se entrecruzado através do tempo e – nos últimos anos – se observa o nascimento de estudos teórico-metodológicos que buscam analisar e discutir esse tipo de abordagem. Trabalha-se em um diálogo com a ampla produção de Sandra Pesavento sobre os encontros entre esses dois campos de conhecimento, tendo em vista sua valiosa colaboração para o avanço dessa discussão. Compreender – na esfera das sensibilidades – as dinâmicas de produção de identidades, em um contexto entendido como “sul profundo”, a partir da análise de uma obra literária A casa das sete mulheres, é objeto central deste texto. Entende-se que a narrativa de Letícia Wierzchowski partilha de um fenômeno secular de construção de idéias-imagens sobre o Rio Grande do Sul e sobre o povo sul-rio-grandense e que esse processo formativo toma forma nas representações imagéticas que ela constrói sobre os gaúchos, a partir das diferentes personagens do romance.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura do Rio Grande do Sul – Sensibilidade – Identidade Regional –
Imaginário – Representação

ABSTRACT: Through the time, we observe the continuous cross between History and Literature paths and, in the last years, the birth of theoretical and methodological studies that try to analyse and discuss this kind of approach. We work particularly in a dialogue with the wide production of Sandra Pesavento about the meeting between this two knowledge fields, in respect to her important contribution to the progress of this discussion. Comprehend – in the sensibility sphere – the production of identities dynamics, in a context understood as a “profound south”, from the analysis of A casa das sete mulheres, is the main objective of this paper. We think that Letícia Wierzchowski’s narrative participate in a secular phenomenon of ideas-images construction about the Rio Grande do Sul and about this people. This formative process take shape in the representations that she builds about the gaúchos, from the different novel characters.

KEYWORDS: Literature of Rio Grande do Sul – Sensibility – Regional Identity – Imaginary –
Representation