DOSSIÊ “SANDRA JATAHY
PESAVENTO: A HISTORIADORA E SUAS
INTERLOCUÇÕES”


- Apresentação do Dossiê “Sandra Jatahy

Pesavento: A Historiadora e Suas
Interlocuções”
Nádia Maria Weber Santos
Maria Luiza Martini
Miriam de Souza Rossini


- Sandra Jatahy Pesavento: Imagens,
Lembranças, Indícios
Chiara Vangelista


- A Imagem de Si no Retrato Fotografico Fin
de Siècle : De Paris para Porto Alegre
Jacques Leenhardt


- Entre Acácias e Ipês, Cores e Formas da
História Cultural
Heloisa Selma Fernandes Capel


- Uma Resenha para Sandra Jatahy Pesavento
Ricardo De Aguiar Pacheco


- Fragmentos Identitários: A Literatura como
Narrativa Sensível do Sul Profundo
Luis Fernando Beneduzi


- Uma História das Mulheres: Representações Femininas na Obra Os Sete Pecados Da Capital de Sandra Pesavento
Vanderlei Machado



ARTIGOS


- Olhares Sobre a
Polícia No Brasil: A Construção da Ordem Imperial numa Sociedade Mestiça
Francis Albert Cotta

- Watchmen E O Discurso Distópico do “Bem Maior”
Drª Níncia Cecília Ribas e
Borges Teixeira e  Wyllian Eduardo De Souza Correa


- A Iluminação Pública da Cidade da Parahyba:
Século XIX e Início do Século XX
Doralice Sátyro Maia, Henrique Elias Pessoa Gutierres e
Maria Simone Morais Soares


- As Ameaças à
Corporidade Estatal em Romeu e Julieta

Alexander Martins Vianna


- Os (Re)Posicionamentos Identitários e o Jogo
Ético-Político nos Quadrinhos Pasquinianos
Maria Isabel Borges


- A Juventude Operária Católica
Raimundo César De Olíveira Mattos

- A Cidade Decifrada: de Atenas a Bagdá – De Platão a Al-Farabi Reminiscências Platônicas e Farabianas em Matrix
Renatho Costa


- A Religiosidade Caipira: A Festa do Divino em Piracicaba
Cibélia Renata da Silva Pires


- Música e Vestimenta na Pintura de Vasos Gregos Antigos
Pedro Luis Machado Sanches


- Os Raptos Consentidos e o Cotidiano das Cidades
- O Papel das Festas – Na Paraíba do Período
Imperial.
Rosemere Olimpio De Santana


- Sons da Contracultura: Raul Seixas entre Cidades e Sociedades Alternativas
Emília Saraiva Nery


- Relações Entre o Patrimônio Material e Imaterial: O Caso do Cemitério Japonês
Rodrigo Modesto Nascimento



RESENHAS


- Em Busca da Definição: Mas Afinal... O Que é Mesmo Documentário? De Fernão Pessoa Ramos
Rodrigo Francisco Dias

- Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré: O Balanço de uma Obra e das Fissuras da Sociedade Brasileira do Século XX
Julierme Sebastião Morais Souza




 
 

 

MÚSICA E VESTIMENTA NA PINTURA DE VASOS
GREGOS ANTIGOS

Pedro Luis Machado Sanches

RESUMO: O presente texto pretende tecer uma pequena série de apontamentos sobre a figuração de músicos em vasos cerâmicos gregos antigos. Nestes comentários, o enfoque será dado às vestimentas, que praticamente identificam tais músicos, e às relações entre aspectos visuais e musicais dos recitais públicos e concursos – sobretudo no caso dos agônes musicais em grandes festivais. Para além de ter sido um “sinal distintivo da profissão” e um “complemento obrigatório da apresentação”, veremos que a vestimenta do músico antigo carregava aspectos simbólicos e que sua representação na cerâmica pode lançar luz ao estudo das circunstancialidades de recitais e concursos, seja na identificação destas circunstancialidades, seja ao revelar as características das vestimentas que compõem com os gestos um “espetáculo visual”.

PALAVRAS-CHAVE: Cerâmica ática de figuras vermelhas – Vestimentas de músico – Concursos

ABSTRACT: The present text intends to weave a small series of notes on the figuration of musicians in ancient Greek pottery. In these commentaries, the approach will be given to the vestments, that practically identify such musicians, and to the relations between visual and musical aspects of the public recitals and competitions – mostly in the case of musical agones in great festivals. Beyond having been a “distinctive signal of the profession” and a “obligatory complement of the presentation”, we will see that the vestments of the ancient musician loaded symbolic aspects and that its representation in pottery can turn light to the study of the context of recitals and competitions, either in the identification of these contexts, either when show the characteristics of these vestments that compose with the gestures a “visual spectacle”.

KEYWORDS: Attic red figure vases – Vestments of musicians – Musical competitions