.

ARTIGOS

- O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural: Arnaldo Daraya Contier

- A invenção do Brasil - O nascimento da paisagem brasileira sob o olhar do outro: Sandra Jatahy Pesavento

DOSSIÊ CHICO BUARQUE & VIANINHA: ARTE E POLÍTICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

-Oduvaldo Vianna Filho e o Cinema Novo: apontamentos em torno de um debate estético-político: Alcides Freire Ramos

- História - teatro - política: Vianinha, 30 anos depois: Rosangela Patriota

- Aspectos da indústria cultural e publicidade no Brasil por meio da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho: Sandra Rodart Araújo

- Das naus argivas ao subúrbio carioca – percursos de um mito grego da Medéia (1972) à Gota d'água (1975): Diógenes André Vieira Maciel

- Roda Viva (1968) de Chico Buarque: a dramaturgia e a cena teatral sob a ótica da crítica especializada: Jacques Elias de Carvalho

- Tempos de Intolerância Chico conta Calabar: Christian Alves Martins

RESENHAS

- Os Sessenta anos de um artista: “Chico Buarque do Brasil”, organização de Rinaldo de Fernandes: Dolores Puga Alves de Sousa

- O Nacional-Popular entra em Cena na Obra Ensaios do Nacional-Popular no Teatro Brasileiro Moderno, de Diógenes André Vieira Maciel: Eliane Alves Leal

 

 
 


RODA VIVA
(1968) DE CHICO BUARQUE: A DRAMATURGIA E A CENA TEATRAL SOB A ÓTICA DA CRÍTICA ESPECIALIZADA.

Jacques Elias de Carvalho

RESUMO: O objetivo desse artigo é analisar a recepção do espetáculo Roda Viva , texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Corrêa, em 1968, pelos críticos teatrais e demonstrar como essas análises influenciaram trabalhos posteriores sobre a cena teatral.

PALAVRAS-CHAVE: História e Espetáculo; Crítica Teatral; Chico Buarque; Roda Viva; Zé Celso Martinez Corrêa.

ABSTRACT: The aim of this article is first to analyze the reception of the spectacle “Roda Viva”, written by Chico Buarque and directed by José Celso Martinez Corrêa, in 1968, considering theatrical critics and also to demonstrate how these analysis influenced posterior works about the theatrical scene.

KEYWORDS: History and Spectacle; Theatrical critique; Chico Buarque; Roda Viva; José Celso Martinez Corrêa.