DOSSIÊ “SANDRA JATAHY
PESAVENTO: A HISTORIADORA E SUAS
INTERLOCUÇÕES (TERCEIRA PARTE)”


- As Crenças da Cidade na Obra de Sandra Pesavento

Artur Cesar Isaia


-O Tempo e a Forma da Cidade
Daniela Marzola Fialho

- O poder da Representação: a Ficção Invade a Vida
Maria Luiza Martini

- Perspectivas dos Filmes de Reconstituição Histórica no Cinema Brasileiro dos Anos 70
Miriam de Souza Rossini

- Uma Mirada para o Visual
Zita Rosane Possamai



ARTIGOS


- Teatro das Memórias e das Heranças Bioculturais: Ação Cultural entre o Passado e o Futuro

Alexandre Fernandes Corrêa

- O Pensamento Educacional Conservador em Ação no Debate da Lei de Diretrizes e Bases
Alexandre Tavares do Nascimento Lira

- Circulação  de Artífices no Nordeste Colonial: Indícios da Autoria do Forro da Igreja do Convento de Santo Antônio da Paraíba
Carla Mary S. Oliveira


- O Cinema Vira Notícia nos Estados Unidos: Segundas Impressões Sobre o Cinema pela Mídia
Cid Vasconcelos


- Derrida Revoluciona a História?
Eduardo Gusmão de Quadros


- A Questão do Conhecimento no Interior das Ciências do Homem
Isaías Pascoal


- Economia Feudal No Brasil – Para Discutir Nelson Werneck Sodré
Ivan Ducatti


- Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Salles Gomes: Profícua Interlocução Ideológica com ISEB e PCB
Julierme Sebastião Morais Souza


- Escravos e Compadres: Estratégias Cativas na Pia Batismal - Mato Grosso - 1824-1871
Maria Amélia Assis Alves Crivelente


- A Questão Regional e a Dinâmica Econômica do Espírito Santo - 1950/1990
Maria da Penha Smarzaro Siqueira


- A Música Pomerana Capixaba: A Festa e Casamento e Outras Reflexões
Michelle Fonseca Nasr

- A Guerra Sanguinolenta aos Índios no Sertão Colonial
Núbia Braga Ribeiro


- O Ensaio Sociológico de Gilberto Freyre: Dialogismo de Formas Discursivas
Tatiana Batista Alves



RESENHAS


- A História das Cidades: Questões Metodológicas e Debates

Diogo da Silva Roiz


- Discursos do Método: Necessidade e Eficácia Política da Etnografia do IHGB
Pedro Spinola Pereira Caldas



 
 


A MÚSICA POMERANA CAPIXABA: A FESTA E
CASAMENTO E OUTRAS REFLEXÕES

Michelle Fonseca Nasr

RESUMO: Nesta comunicação apresentamos a importância de uma visão etnomusicológica da música pomerana para os descendentes pertencentes ao grupo de metais Banda de Metais Pommerchor, moradores do distrito de Melgaço, localizado na cidade de Domingos Martins - ES. As músicas aqui são entendidas como parte dos processos ritualísticos da famosa festa de casamento Pomerana, que estabelece códigos musicais e paramusicais (além da música). Desta forma, a repetição das canções do repertório em manifestações tradicionais pomeranas reforça uma identidade entre os descentes deste grupo, destacando as relações afetivas vividas por eles que são divididas a partir das músicas escolhidas – pelo próprio grupo - como referência.

PALAVRAS-CHAVE: Etnomusicologia – Música Pomerana – Domingos Martins ES

ABSTRACT: In this paper we present the importance of an ethnomusicological view of Pomeranian music to the Pommerchor Band’s descendents that live in Domingos Martins’ district – Melgaço, Espírito Santo – Brazil. The music, here, is understood as a part of the famous weddings’ party ritual. It set musical and paramusical codes (beyond the music). In this way, the repetition of this band’s songs in Pomeranian traditional manifestations reinforces the identity among the descendent of this group; it standing out the felling relationships of this people reflecting on the musical chose as a reference.

KEYWORDS: Ethnomusicology – Pommeranian Music – Domingos Martins/ES