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IMAGENS DE JOÃO GOULART NOS DOCUMENTÁRIOS “JANGO” (1984),
“DOSSIÊ JANGO” (2013) E “O DIA QUE DUROU 21 ANOS” (2013)

Paula Otero dos Santos
Universidade de Brasília – UnB
paulaoteros@yahoo.com.br

Edlene Oliveira Silva
Universidade de Brasília – UnB
edlene@unb.br

RESUMO: Este artigo analisa as imagens de João Goulart nos documentários Jango (1984), de Silvio Tendler, Dossiê Jango (2013), de Paulo Henrique Fontenelle e O dia que durou 21 anos (2013), de Camilo Tavares, compreendendo as condições de produção dessas narrativas em diálogo com a historiografia, bem como sentidos, significados, imaginários e práticas sociais que as informam. Quais discursos sobre Jango e o golpe de 64 são preponderantes nesses documentários? Que memória está sendo reverberada ou criada nessas películas?

PALAVRAS-CHAVE: João Goulart, História, Documentário.

IMAGES OF JOÃO GOULART IN THE DOCUMENTARIES “JANGO” (1984),
“DOSSIÊ JANGO” (2013) AND “O DIA QUE DUROU 21 ANOS” (2013)

ABSTRACT: This article analyses the images of João Goulart in the documentaries Jango (1984), by Silvio Tendler, Dossiê Jango (2013), by Paulo Henrique Fontenelle and O dia que durou 21 anos (2013), by Camilo Tavares, comprehending the production conditions of these narratives in dialogue with historiography, as well as senses, meanings, imaginaries and social practices that inform them. Which speeches about Jango and the 1964 coup d’etat prevail in these documentaries? What memory is being reverberated or created in these films?

KEYWORDS:
João Goulart, History, Documentary.

 

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