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MEMORIAL DOS AUSENTES: A SUBVERSÃO DA HISTÓRIA EM MEMORIAL DO CONVENTO, DE JOSÉ SARAMAGO

Paulo Ricardo Kralik Angelini
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
paulokralik@gmail.com

RESUMO: Sabe-se que José Saramago sempre manteve com a História uma relação de tensão, de constante questionamento. O autor buscava corrigir a História, e preencher os espaços vazios existentes no discurso oficial com a voz dos oprimidos, silenciada por séculos de exploração. Este artigo pretende apontar a forma como a História pretensamente oficial, em especial o historiador João Ameal, tratou a construção do Convento de Mafra e a atuação do rei D. João V e, por outro lado, o olhar crítico de José Saramago na reelaboração deste mesmo momento histórico em Memorial do Convento. Para o debate teórico, pretende-se reunir autores como Stephen Bann, Paul Ricoeur, Roland Barthes, Paul Veyne, José Carlos Barreiro, Hilario Franco Júnior, entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura e História – Literatura Portuguesa – D. João V – Convento de Mafra

MEMORIAL OF THE ABSENTS: THE SUBVERSION HISTORY IN BALTASAR AND BLIMUNDA, BY JOSÉ SARAMAGO

ABSTRACT: It’s known that José Saramago has always maintained a tense relationship with History, of permanent questioning. The author sought to correct History, and to fill the empty spaces in the official discourse with the voice of the oppressed, silenced by centuries of exploitation. This article aims to point out how the official History, especially the historian João Ameal, treated the building of the convent of Mafra and the actions of the King D. João V. and, on the other hand, the critical eye of José Saramago in the remaking of the same historical moment in Baltasar and Blimunda. For the theoretical debate, the aim is to bring together authors like Stephen Bann, Paul Ricoeur, Roland Barthes, Paul Veyne, Jose Carlos Barreiro, Hilario Franco Jr., among others.

KEYWORDS:
Literature and History – Portuguese literature – D. João V – Convent of Mafra

 

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