ARTIGOS


-¿Por qué el ángel de la historia mira hacia atrás? Sobre el concepto de historia en Walter Benjamin -
Stefan Gandler

-Jacob Burckhardt e a preparação para a Cultura do Renascimento na Itália - Cássio da Silva Fernandes

-Ritos e procissões: capital simbólico e dominação nas irmandades religiosas de Sobral no limiar do século XX - Elza Marinho Lustosa da Costa

-Vozes e sentidos no discurso institucional legal do ensino religioso -
Irma Beatriz Araújo Kappel

-Os combates intelectuais de Bossuet: a unidade política por meio da unidade religiosa - Maria Izabel B. Morais Oliveira

-Freyre & Foucault: Casa-grande & Senzala como microfísica do poder - Fábio Lopes da Silva

-Bertolt Brecht e o cinema alemão dos anos 1920 - Alcides Freire Ramos

RESENHAS

-Entre a loucura e a razão: Histórias ausentes resgatadas por Nádia Weber -
Talitta Tatiane Martins Freitas

-A consciência híbrida: “História. Ficção. Literatura.”, de Luiz Costa Lima - Pedro Spinola Pereira Caldas

-Desvendando a cidade de São Paulo, na primeira metade do século XIX - Maria Cecília Naclério Homem

DOSSIÊ "HISTÓRIA E VISUALIDADES"


-Apresentação do Dossiê “História e Visualidades” -
Alcides Freire Ramos

-O não-figurativo (um fragmento) -
Luiz Costa Lima

-Memória e história: as marcas da violência - Sandra Jatahy Pesavento

-A presença do esporte e do lazer em obras de arte: uma análise comparada de impressionistas e futuristas - Victor Andrade de Melo

-Sedução da imagem, dilemas de cultura: a pose - Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo

-O painel do forro da capela-mor da Igreja dos terceiros franciscanos - Maria Lucília Viveiros Araújo

-Um novo olhar sobre a obra de Eliseu Visconti - Mirian Nogueira Seraphim

-Paisagem e imaginário: contribuições teóricas para uma história cultural do olhar - Daniel de Souza Leão Vieira

 
 


A PRESENÇA DO ESPORTE E DO LAZER EM OBRAS
DE ARTE: UMA ANÁLISE COMPARADA DE
IMPRESSIONISTAS E FUTURISTAS

Victor Andrade de Melo

RESUMO: Este estudo objetiva discutir a presença do esporte nas obras de artistas relacionados ao impressionismo e ao futurismo. Se os impressionistas olham com desconfiança para a modernidade que se construía na Paris do século XIX, os futuristas a louvam e a conclamam numa Itália ainda atrasada do ponto de vista cultural. Se impressionistas inovam na representação técnica, futuristas radicalizam essa idéia. Se impressionistas ainda discutem a idéia de uma “arte pela arte” e são ressabiados em relação ao compromisso político de suas obras, para os futuristas esse é um posicionamento claro. Entender o esporte nesses âmbitos parece promissor.

PALAVRAS-CHAVE: História do Esporte – História do Lazer – Arte

ABSTRACT: The goal of this study is to argue about the presence of the sport in the paintings of artists related to the impressionism and the futurism. If impressionists look at with diffidence the modernity in XIX century Paris, futurists praise and conclamam it in Italy. If impressionists innovate in the technique representation, futurists radicalize this idea. If impressionists still argue about the idea of an “art for the art” and are prudents in relation to the commitment politician of its paintings, for the futurists this is a clearly position. To understand the sport in these scopes seems promising.

KEYWORDS: History of Sport – History of Leisure – Art