ARTIGOS


- O Arcaísmo Político no Brasil: As Contribuições de Maria Isaura Pereira de Queiroz Lidas à Luz do Pensamento Social Brasileiro -
Maria José de Rezende

- Eça de Queirós: Um Elo Esquecido no Modernismo Brasileiro - Mônica Pimenta Velloso

- História e Memória: O Rádio por seus Locutores - Francisco Alcides do Nascimento

- A “Glorificação dos Santos Franciscanos” do Convento de Santo Antônio da Paraíba: Algumas Questões sobre Pintura, Alegoria Barroca e Produção Artística no período Colonial - Carla Mary da Silva Oliveira

- A Arte no Tempo: Por uma Perspectiva Sociocultural dos Objetos Artísticos - Giselle Martins Venâncio

- Etnogênese Mbayá- Guaykuru: Notas Sobre Emergência Identitária, Expansão Territorial e Resistência de Um Grupo Étnico no Vale do Rio Paraguai (C . 1650-1800) - Francismar Alex Lopes de Carvalho

- “É uma Estranha Empresa Fazer Rir as Pessoas Honestas”: A Arte de Fazer Comédia para Molière a Partir da Peça Teatral Don Juan - Eliane Alves Leal

- Cinema: A Modernidade e Suas Formas de Entretenimento - Kellen Cristina Marçal de Castro Neves

DOSSIÊ "TEORIAS DO ESPETÁCULO E DA RECEPÇÃO"


- Apresentação do Dossiê “Teorias do Espetáculo e da Recepção” - Robson Corrêa de Camargo

- A Arte da Borboleta: Do Casulo Ao Vôo - Edélcio Mostaço

- O Paradoxo de Ana: Música e Dança – Uma Proposta de Compreensão desta Relação - Adriana Fernandes

-Natyasastra: Teoria Teatral e a Amplitude da Cena -
Marcus Mota

- Teatro em Carrocerias de Caminhões -Theater on Trucks - John C. Dawsey

- Fernando Peixoto: Um Artista Engajado na Luta Contra a Ditadura Militar (1964-1985) - Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos

- Dos Bastidores ao Palco: A Prática Teatral da União Operária - Vera Collaço

- A Pantomima e o Teatro de Feira na Formação do Espetáculo Teatral: O Texto Espetacular e o Palimpsesto - Robson Corrêa De Camargo

- O Teatro Artaudiano e a Zona Intersticial de Uma Lógica Esquecida - Vanessa Curty


- Estudos Culturais, Recepção e Teatro: Uma Articulação Possível? - Taís Ferreira

RESENHA


- A Variedade da Arte Teatral Brasileira por Meio de Temas, Formas e Conceitos Expressos no Dicionário do Teatro Brasileiro -
Rodrigo de Freitas Costa


 
 


HISTÓRIA E MEMÓRIA: O RÁDIO POR SEUS
LOCUTORES

Francisco Alcides do Nascimento

RESUMO: A pesquisa versa sobre o rádio no Piauí tendo como recorte temporal trinta anos, no período compreendido entre 1940-1970, quando se inicia a instalação da primeira emissora de rádio, sendo o outro limite a instalação da primeira emissora de televisão. Este artigo trabalha com as lembranças e a memória de homens e mulheres que atuaram no rádio durante o período acima estabelecido. Empregou-se a metodologia/técnica da História Oral por duas razões básicas: a primeira é resultado do descuido dos empresários com a documentação relacionada com a história e a memória desse meio de comunicação de massa no Piauí; a segunda é que dadas as condições de preservação das fontes escritas e sonoras, a única saída para a construção desta história era o emprego da metodologia mencionada.

PALAVRAS-CHAVE: Rádio – Memória – História – Narrativas

ABSTRACT: This research argues about the radio in Piauí in a period of thirty years, which is between 1940-1970, this because it begins with the installation of the first radio broadcasting station and the other limit is the installation of the first television broadcasting station. This article leads with remembrances and memory of men and women who acted in radio during the period mentioned above. It was used the methodology/technique of Oral History for two basic reasons: the first one is a result of negligence of the enterprisers in relation to the documentation linked to history and memory of this mass media in Piauí; the second means that given conditions of preservation of the construction and sonorous sources, the only way out to the construction of this history was the use of the mentioned methodology.

KEYWORDS: Radio – Memory – History – Narratives