ARTIGOS


- O Arcaísmo Político no Brasil: As Contribuições de Maria Isaura Pereira de Queiroz Lidas à Luz do Pensamento Social Brasileiro -
Maria José de Rezende

- Eça de Queirós: Um Elo Esquecido no Modernismo Brasileiro - Mônica Pimenta Velloso

- História e Memória: O Rádio por seus Locutores - Francisco Alcides do Nascimento

- A “Glorificação dos Santos Franciscanos” do Convento de Santo Antônio da Paraíba: Algumas Questões sobre Pintura, Alegoria Barroca e Produção Artística no período Colonial - Carla Mary da Silva Oliveira

- A Arte no Tempo: Por uma Perspectiva Sociocultural dos Objetos Artísticos - Giselle Martins Venâncio

- Etnogênese Mbayá- Guaykuru: Notas Sobre Emergência Identitária, Expansão Territorial e Resistência de Um Grupo Étnico no Vale do Rio Paraguai (C . 1650-1800) - Francismar Alex Lopes de Carvalho

- “É uma Estranha Empresa Fazer Rir as Pessoas Honestas”: A Arte de Fazer Comédia para Molière a Partir da Peça Teatral Don Juan - Eliane Alves Leal

- Cinema: A Modernidade e Suas Formas de Entretenimento - Kellen Cristina Marçal de Castro Neves

DOSSIÊ "TEORIAS DO ESPETÁCULO E DA RECEPÇÃO"


- Apresentação do Dossiê “Teorias do Espetáculo e da Recepção” - Robson Corrêa de Camargo

- A Arte da Borboleta: Do Casulo Ao Vôo - Edélcio Mostaço

- O Paradoxo de Ana: Música e Dança – Uma Proposta de Compreensão desta Relação - Adriana Fernandes

-Natyasastra: Teoria Teatral e a Amplitude da Cena -
Marcus Mota

- Teatro em Carrocerias de Caminhões -Theater on Trucks - John C. Dawsey

- Fernando Peixoto: Um Artista Engajado na Luta Contra a Ditadura Militar (1964-1985) - Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos

- Dos Bastidores ao Palco: A Prática Teatral da União Operária - Vera Collaço

- A Pantomima e o Teatro de Feira na Formação do Espetáculo Teatral: O Texto Espetacular e o Palimpsesto - Robson Corrêa De Camargo

- O Teatro Artaudiano e a Zona Intersticial de Uma Lógica Esquecida - Vanessa Curty


- Estudos Culturais, Recepção e Teatro: Uma Articulação Possível? - Taís Ferreira

RESENHA


- A Variedade da Arte Teatral Brasileira por Meio de Temas, Formas e Conceitos Expressos no Dicionário do Teatro Brasileiro -
Rodrigo de Freitas Costa


 
 


O ARCAÍSMO POLÍTICO NO BRASIL: AS CONTRIBUIÇÕES
DE MARIA ISAURA PEREIRA DE QUEIROZ LIDAS À
LUZ DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO

Maria José de Rezende

RESUMO: O mandonismo, o arcaísmo, o personalismo e o clientelismo são características definidoras da feição política brasileira. Desde o seu início, nas três últimas décadas do século XIX, o pensamento social tem tematizado esses traços constituidores do padrão de domínio vigente no país. Neste artigo, será demonstrado como o arcaísmo foi debatido por inúmeros intérpretes que objetivavam trazer à tona as dificuldades de mudança social que já eram plenamente visíveis nas diversas conjunturas estudadas por Silvio Romero, Manoel Bomfim, Euclydes de Cunha, Fernando de Azevedo, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Celso Furtado e Maria Isaura Pereira de Queiroz. Serão trazidos à tona os diálogos, as convergências, as divergências, as proximidades e os distanciamentos verificáveis no amplo leque de idéias que florescem ao longo do século XX, com o intuito de esclarecer os efeitos nefastos da contínua sobrevivência do oligarquismo como uma forma de mando que tem dado substancialidade ao padrão de domínio sedimentado no país.

PALAVRAS-CHAVE: Mandonismo – Poder local – Poder central

ABSTRACT: The bossing, the archaism, the personalism and the clientelism are characteristics that define the Brazilian political flavor. Since its beginning, in the last three decades of the 19th century, the social thought has been the constant theme of the constituent traits of the current control pattern in the country. In this article, it will be demonstrated how archaism was debated by a lot of interpreters who had the purpose of bringing up the social change difficulties that were totally visible in the several conjunctures studied by Sílvio Romero, Manoel Bomfim, Euclydes da Cunha, Fernando de Azevedo, Sérgio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Celso Furtado and Maria Isaura Pereira de Queiroz. The dialogues, convergences, divergences, proximities and distantiations verifiable in the ample range of ideas that flourish over the 20th century will be brought up, with the purpose of clearing up the disastrous effects of the continuous survival of the oligarchy as a way of bossing, which has given substantiality to the control pattern that exists in the country..

KEYWORDS: Bossing – Local power – Central power