A INCESTUOSA GEMEIDADE: NOTAS SOBRE THE DREAMERS, DE BERNARDO BERTOLUCCI

  • Debora Breder
  • Universidade Católica de Petrópolis
  • deborabreder@hotmail.com

RESUMO: O artigo propõe uma reflexão sobre o modo pelo qual o ideal de uma “perfeita gemeidade”, comum à tradição indo-europeia, vem sendo atualizado nas narrativas contemporâneas. Do mito ao romance e deste ao cinema, o tema parece integrar os discursos simbólicos sobre a gemeidade a partir do motivo do incesto, como sugerem tantas tramas literárias e cinematográficas. Tomando como ponto de partida o longa-metragem The Dreamers (2003), de Bernardo Bertolucci, numa perspectiva comparativa com o romance O quarto fechado (1984), de Lya Luft; e o conto Wälsungenblut (1921), de Thomas Mann – que colocam em cena três pares de gêmeos de sexos diferentes –, analisa-se a retórica incestuosa que permeia as narrativas sobre a gemeidade em nossa tradição cultural.

PALAVRAS-CHAVE: Gêmeos – Incesto – Cinema

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