IMAGEM, DOUTRINAÇÃO, CATEQUESE E FÉ: REPRESENTAÇÕES DA VIDA DE SANTO
ANTÔNIO DE PÁDUA NA ICONOGRAFIA FRANCISCANA DA PARAÍBA COLONIAL

  • Carla Mary S. Oliveira
  • Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • cms-oliveira@uol.com.br

RESUMO: O forro da capela mor da igreja do Convento de Santo Antônio, na Paraíba, traz vinte cenas da vida do frade português, mandadas pintar entre 1753 e 1755 pelo guardião da casa franciscana. Tais cenas compõem um tipo de “cartilha” para o bom cristão, pois reforçam a ideia tridentina de catequese por meio das imagens, mas apresentam um discurso visual peculiar, posto que dentre os inúmeros milagres obrados pelo santo são escolhidas cenas específicas, que dizem muito sobre as qualidades e virtudes que se desejava reforçar entre os religiosos e fiéis da Paraíba de meados do século XVIII. Utilizando o conceito de centro/ periferia de Carlo Ginzburg, este trabalho pretende analisar tais imagens como fruto de uma cultura histórica barroca específica, permeada de retesamentos e frouxidões tanto no que diz respeito à fé como também aos aspectos simbólicos e artísticos de tal conjunto imagético.

PALAVRAS-CHAVE: Convento Franciscano – Paraíba – Iconografia Colonial

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