PRESENÇA E AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA VIDA POLÍTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Adriana Gilioli Citino
  • Universidade de São Paulo – USP
  • agcitio@gmail.com

RESUMO: Vimos com frequência a participação de Igrejas nas questões políticas da sociedade, ainda que as instituições eclesiais se coloquem acima das questões partidárias. Com o objetivo de contribuir para essa discussão, reconstruímos o processo de reflexão da Igreja Católica no Brasil sobre a melhor maneira de sua participação na esfera política da sociedade, no período de 1934 a 1967. Os documentos pesquisados, principalmente, os da Liga Eleitoral Católica, fazem parte da correspondência de Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo de 1908 a 1938, que se encontram arquivados no Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo.

PALAVRAS-CHAVE: Igreja católica – Participação política – Laicato católico

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o estado moderno. Trad. Luiz Mario Gazzaneo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

LUSTOSA, Oscar de Figueiredo. A presença da igreja no Brasil. São Paulo: Ed. Giro, 1977.

MENDES, Candido. Dr. Alceu: da ‘persona’ à pessoa. São Paulo: Paulinas, 2008.

WERNET, Augustin. A Igreja paulista no século XIX. São Paulo: Ática, 1987.

ANAIS da Assembléia Nacional Constituinte de 1934. Brasília: Câmara dos Deputados, v. VIII, p.366 e segs. Disponível em: http://www.camara.gov.br

Cardeal Leme. Carta dirigida aos Bispos e a Dom Duarte Leopoldo e Silva (arcebispo de São Paulo), Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, 23/4/1932. (destaques no manuscrito original)

Cardeal Leme. Carta de Dom Leme para Dom Duarte. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, 21/2/1933.

Cardeal Leme. Carta de Dom Leme para Dom Duarte. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, 24/2/1933.

Cardeal Leme. Carta de Dom Leme para Dom Duarte. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, 29/4/1933.

Cardeal Leme. Carta do Cardeal Leme para Dom Duarte. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo, 16/11/1933.

Carta do Centro Estadual de São Paulo para o Arcebispo do RJ. Assinam: Dr. Estevan Rezende (presidente); Dr. Plínio C. de Oliveira (secretário); Dr. Mario Egydio de Sousa Aranha; Dr. Adolpho Borba; Dr. Papaterra Limongi e Dr. Paulo Sawaya. (destaques  no original) Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo, 11/Junho/1932.

LIBÂNIO, Lafayette. Carta de Dom Lafayette Libânio, bispo de Rio Preto/SP, em resposta a carta confidencial de Dom Duarte, sobre a indicação de nomes para a chapa única. 26/Março/1933. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo.

LIMA, Alceu Amoroso. Carta de Alceu Amoroso Lima a Dom Duarte (não constam os anexos) Fonte: Arquivo da Cúria

MELILLO, Vicente. Carta de Dr Vicente Melillo para Dom Duarte. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo, 4/10/1934.

OLIVEIRA, Plínio Correa de. Carta de Plínio Correa de Oliveira para Dom Duarte Leopoldo e Silva. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, 9/7/1934.

OLIVEIRA, Plinio Correa de. Carta de Plínio Corrêa de Oliveira para Dom Sebastião Leme. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo, 14/08/1934.

OLIVEIRA. Plínio Correa de. Carta de Plínio Correa de Oliveira ao Cardeal Dom Leme. Fonte: Arquivo da Cúria Metropolitana de S.Paulo, 26/3/1936.

O PROGRAMA de 1933 da L.E.C. Revista A Ordem. volume XXXIV, Jul – Dez, 1945.