RETRATOS DA INALTERIDADE: A ANIMALIZAÇÃO DO INIMIGO NO DISCURSO GRÁFICO DA IMPRENSA
ILUSTRADA DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)

  • Arnaldo Lucas Pires Junior
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • saadlucas@gmail.com

RESUMO: Neste artigo visamos analisar o processo de animalização e detração étnica dos inimigos presentes nas charges publicadas na imprensa ilustrada durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Através do exame de um grupo representativo de imagens, buscaremos demonstrar de que forma este processo discursivo se construiu, sempre atentando para as particularidades contextuais de cada nação e de cada órgão da imprensa analisado. Defendemos que o processo de detração do inimigo se constitui enquanto movimento fundamental de um conjunto amplo de iniciativas de construção identitária postos em prática durante a guerra. Caricaturistas brasileiros e paraguaios desenhavam seus inimigos como animais para tentar explicar e, por conseguinte, justificar toda animalidade que viam em uma das mais sangrentas guerras da América do Sul.

PALAVRAS-CHAVE: Charges – Guerra do Paraguai – Imprensa Ilustrada

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BERGSON, Henri. Le rire: Essai sur la signification du comique. Paris: Editions Alcan, 1924.

CAPDEVILA, Luc. Una guerra total: Paraguay (1864- 1870) ensayo de historia del tiempo presente. Buenos Aires: Editorial SB, 2010.

CAPDEVILA, Luc. Métissage et genre de la nation dans l apresse de guerre paraguayenne. In: Nuevos mundos, mundos nuevos. 24 de mar. 2008.

DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra: Nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

ESCOBAR, Ticio. A gravura popular, outra imagem da guerra. In: MARQUES, Maria Eduarda Castro M. A guerra do Paraguai 130 anos depois. Rio de Janeiro: Relume-dumará, 1995.

GRANDVILLE. J.J. Scènes de la vie privée et publique des animaux. Paris : J. Hetzel Librairie, 1867.

KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Cia das Letras, 1997.

LIMA, Herman. História da Caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.

LOPEZ, Francisco Solano. Papeles de López o El Tirano pintado por sí mismo y sus Publicaciones. Buenos Aires: Imprenta Americana, 1871.

SILVA, Carlos Leonardo Bahiense da. A Peste de Ganges vai à guerra: a cólera na Guerra do Paraguai (1864-1870). Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 4, Nº14, Rio de Janeiro, 2009.

SILVEIRA, Mauro César. A batalha de papel: a guerra do Paraguai através da caricatura. Porto Alegre: L&PM, 1996.

SILVEIRA, Mauro César. As marcas do preconceito no jornalismo brasileiro e a história do Paraguai ilustrado. In: Intercom – Revista Brasileira de comunicação. São Paulo: V.30, n.2, 2007.