A PAZ DE ANFICTIÃO: DOS PROJETOS DE INTEGRAÇÃO DA EUROPA AOS ESFORÇOS UNIONISTAS NA AMÉRICA

  • Dirceu Casa Grande Junior
  • Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • dirceujunior@utfpr.edu.br

O livro, A Invenção da Paz , do historiador mexicano Gérman Adolfo de la Reza, é uma importante referência para compreendermos os esforços de líderes regionais, políticos e intelectuais para promover a união de nações e manter a paz pela resolução pacífica dos conflitos. Em um momento de grandes expectativas sobre o desenlace de guerras ou ameaças de guerras envolvendo países com grande potencial bélico-militar, ampliam-se os debates e as ações que defendem a busca e a preservação da paz mundial a partir de movimentos de integração que privilegiem a negociação e o diálogo. Aliás, segundo o autor, são nos períodos de graves crises entre as nações que os projetos integracionistas ressurgem com mais força, indicando as necessidades de fortalecer laços de amizade e respeito mútuo entre os povos.

Documentos Sobre El Congreso Anfictiónico de Panamá. Germán A. de la Reza: preámbulo, prólogo y notas. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho y Banco Central de Venezuela, 2010.

REZA, Gérman A. de la. A Invenção da Paz: da República Cristã do duque de Sully à Federação das Nações de Símon Bolívar. São Paulo: Humanitas, 2015.