FRANK ANKERSMIT CHEGA AO BRASIL

  • João Rodolfo Munhoz Ohara
  • Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • ohara.hal@gmail.com

Frank Ankersmit, hoje professor emérito da Universidade de Groningen, tinha até 2012 poucas páginas de sua autoria traduzidas para o português – sendo seu debate com Perez Zagorin, originalmente publicado na revista History & Theory e traduzido na revista Topoi em 2001, a referência principal. Parece-me que é essa ausência de traduções nos últimos onze anos que o livro publicado pela EdUEL vem suprir, e que explica a natureza desse livro. A Escrita da História: a natureza da representação histórica não tem uma obra gêmea na bibliografia estrangeira de Ankersmit: trata-se de uma coletânea de textos provenientes desde History and Tropology até seu mais recente Meaning, Truth and Reference in Historical Representation, acrescidos de um prefácio especialmente escrito para a edição brasileira e de uma entrevista inédita conduzida por pesquisadores do grupo de pesquisa Epistemologias e Metodologias da História, da UEL. A amplitude temporal que esta edição cobre tem o mérito de oferecer ao mesmo tempo uma introdução ao pensamento do historiador e filósofo holandês e o acesso a suas reflexões mais recentes sobre problemas relativamente perenes em sua trajetória intelectual. A grande quantidade de problemas tipográficos (erros de digitação, formatação, problemas de revisão textual) não deve ofuscar a importância desse livro no debate presente da teoria da história.

ANKERSMIT, Frank Rudolf. A Escrita da História: a natureza da representação histórica. Londrina: EdUEL, 2012.

ANKERSMIT, Frank Rudolf. History and Tropology: the rise and fall of metaphor. Los Angeles: University of California Press, 1994.

ANKERSMIT, Frank Rudolf. Meaning, Truth and Reference in Historical Representation. New York: Cornell University Press, 2012.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GONÇALVES, Sérgio Campos. Enfrentamentos Epistemológicos: teoria da história e problemática pós-moderna. História da Historiografia, Ouro Preto, n. 8, p. 187-196, 2012.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

REIS, José Carlos. História da “Consciência História” Ocidental Contemporânea: Hegel, Nietzsche, Ricoeur. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RICOEUR, Paul. L’écriture de l’histoire et la représentation du passé. Annales HSS, Paris, 55e année, n. 4, p. 731-747, 2000.