EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO SOCIAL

O ENSINO DE HISTÓRIA NO REGIME MILITAR BRASILEIRO

  • Osvaldo Mariotto Cerezer Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
Palavras-chave: História da Educação, Práticas pedagógicas, Autoritarismo militar

Resumo

O estudo realizou uma análise das influências e imposições do regime militar brasileiro sobre o ensino de História. Usamos a história oral como metodologia para coleta dos dados, entrevistando três professores de História que atuaram em Santa Maria/RS, durante os anos de 1970 e 1980. Os dados foram analisados a partir da perspectiva teórica oferecida por Bourdieu e Passeron sobre poder e violência simbólica. Os resultados mostram que o Estado utilizou o ensino de História como mecanismo para a imposição e dominação social a partir da defesa e exaltação de idéias condizentes com o contexto político de poder autoritário.

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Biografia do Autor

Osvaldo Mariotto Cerezer, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Mestre em Educação pela UFSM. Professor Assistente do Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Cáceres.

Referências

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Publicado
2009-09-30
Como Citar
Mariotto Cerezer, O. . (2009). EDUCAÇÃO E DOMINAÇÃO SOCIAL: O ENSINO DE HISTÓRIA NO REGIME MILITAR BRASILEIRO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(3), 1-21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/201