O AMOR NAS CANÇÕES POPULARES DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX

  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Palavras-chave: Canção Popular, Canções de Amor, Cultura Popular, Cidade de São Paulo, Final do século XIX e início do XX

Resumo

O presente artigo analisa algumas canções do final do século XIX e início do século XX na cidade de São Paulo. Uma das temáticas mais frequentes destas canções é o amor. E é nestas canções de amor que podemos encontrar temas como desilusões e saudades; visões da mulher; casamento; promessas, desejos e juras perpassadas por questões do cotidiano e do contexto histórico como urbanização, migração e imigração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

      Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo – Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALVIM, Zuleika M. F. Brava Gente! Os italianos em São Paulo 1870-1920. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. São Paulo: Martins, 1964.

ANDRADE, Mário. Música, doce música. 2. ed. São Paulo: Martins, 1976.

ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão. São Paulo: José Olympio, 1954.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.

CAPRARA, Loredana. Cultura e língua italiana nas músicas populares dos séculos XIX e XX, São Paulo: Humanitas, 1997.

FREITAS, Affonso de. Tradições e reminiscências paulistanas. São Paulo: Itatiaia, 1985.

GONÇALVES, Janice. Música na cidade de São Paulo (1850-1900): o circuito da partitura. 1995. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

MENDES, Eunice Evanira Pereira. Contribuições para o estudo da modinha. Separata da Revista do Arquivo, CLXIV, São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo, p. 139, 1959.

MENDES, Júlia de Britto. Canções populares do Brazil. Rio de Janeiro: Hacintho R. Dos Santos, 1911.

MORAES FILHO, Mello. Serenatas e saraus: Collecção de autos populares, lundús, recitativos, modinhas, duetos, serenatas, barcarolas e outras producções brazileiras antigas e modernas. Rio de Janeiro: Garnier, 1901/1902.

MORILA, Ailton Pereira. A Escola da Rua: Cantando a vida na cidade de São Paulo 1870-1910. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

MOURA, Paulo Cursino de. São Paulo de outrora: evocações da metrópole. 3. ed. São Paulo: Martins, [s/d].

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano. Crise familiar e Contexto Social: São Paulo, 1890/1930. 1989. Tese (Doutorado em Educação) – FEUSP, Universidade de São Paulo, São Paulo 1989.

OUTRAS FONTES

TROVADOR. Coleção De Modinhas, Recitativos, Árias, Lundus, etc. - Nova Edição. Vol. I à V, Rio de Janeiro, livraria popular de A.A. da Cruz Coutinho, Editor, 1876.

Publicado
2013-06-17
Como Citar
Pereira Morila, A. . (2013). O AMOR NAS CANÇÕES POPULARES DO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(1), 1-22. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/466