AS BRECHAS POSSÍVEIS EM UMA VIDA NA “CORDA BAMBA”

COMUNISTAS E INDÚSTRIA CULTURAL NA OBRA INTELECTUAIS PARTIDOS

Palavras-chave: Intelectuais Partidos: os comunistas e as mídias no Brasil, Marco Roxo, Igor Sacramento

Resumo

Intelectuais Partidos: os comunistas e as mídias no Brasil nos proporciona interessantes análises acerca dos modos de atuação de intelectuais de esquerda ligados ao PCB, notadamente durante o século XX. O livro é organizado por Marco Roxo e Igor Sacramento, profissionais oriundos da área de Comunicação, e reúne textos de Muniz Gonçalves Ferreira, Ana Paula Palamartchuk, Dênis de Moraes, Marcos Napolitano, Marcelo Badaró Mattos, Jayme Lúcio Fernandes Ribeiro, Valéria Lima Guimarães, Rodrigo Czajka, Rosangela Patriota, Arthur Autran e também dos dois responsáveis pela organização da obra, Roxo
e Sacramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Francisco Francisco Dias, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestrando em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (Nehac).

Referências

ANDRADE, João Batista de. O Povo Fala: um cineasta na área de jornalismo da TV brasileira. São Paulo: Senac-SP, 2002.

CAETANO, Maria do Rosário. Alguma Solidão e Muitas Histórias: a trajetória de um cineasta brasileiro, ou, João Batista de Andrade: um cineasta em busca da urgência e da reflexão. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

GOMES, Dias. Apenas um Subversivo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

LENIN, Vladimir Ilitch. Que Fazer?: a organização como sujeito político. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MAGALHÃES, Mário. Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

MORAES, Dênis de. O Imaginário Vigiado: a imprensa comunista e o realismo socialista no Brasil (1947-53). Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

ROXO, Marco; SACRAMENTO, Igor (Orgs.). Intelectuais Partidos: os comunistas e as mídias no Brasil. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.

STRADA, Vittorio. Da “revolução cultural” ao “realismo socialista”. In: HOBSBAWM, Eric J. (Org.). História do Marxismo – o marxismo na época da terceira internacional: problemas da cultura e da ideologia. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sergio N. Henriques e Amélia Rosa Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

OUTRAS FONTES

TITÃS. Televisão. São Paulo: WEA, 1985. 1 disco sonoro. Lado 1, faixa 1 (3min40s).

Publicado
2013-06-17
Como Citar
Francisco Dias, R. F. . (2013). AS BRECHAS POSSÍVEIS EM UMA VIDA NA “CORDA BAMBA”: COMUNISTAS E INDÚSTRIA CULTURAL NA OBRA INTELECTUAIS PARTIDOS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(1), 1-10. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/480