UM OLHAR SOBRE 1964

JORGE FERREIRA, ANGELA DE CASTRO GOMES E O GOLPE QUE INSTITUIU A DITADURA NO BRASIL

Palavras-chave: Jorge Ferreira, Angela de Castro Gomes, João Goulart

Resumo

O ano de 2014 foi marcado pela realização de uma série de eventos acadêmicos – seminários e simpósios – nas universidades brasileiras onde se discutiu o Golpe de 1964 e a Ditadura iniciada a partir desse fato em nosso país. Por sua vez, os meios de comunicação, em especial os jornais, as revistas e a televisão, também realizaram uma quantidade considerável de matérias, reportagens e entrevistas que envolveram os mais diversos atores sociais, incluídos aí personagens que vivenciaram alguns dos acontecimentos históricos ligados ao Golpe e à Ditadura, bem como pesquisadores oriundos das Ciências Humanas. Tudo isso se deu em meio às discussões advindas dos trabalhos da Comissão da Verdade, comissão essa que se colocou o desafio de investigar os crimes cometidos pelo regime instalado em 1964.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11. ed. Tradução de Roberto Raposo. Revisão técnica e apresentação de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 222.

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, p. 29-60, jul. 2004.

GOMES, Angela de Castro; FERREIRA, Jorge. Jango: as múltiplas faces. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

GOMES, Angela Maria de Castro. A invenção do trabalhismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Sessenta e Quatro: anatomia da crise. São Paulo: Vértice, 1986.

VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.

Publicado
2020-10-16
Como Citar
Dias, . R. F. . (2020). UM OLHAR SOBRE 1964: JORGE FERREIRA, ANGELA DE CASTRO GOMES E O GOLPE QUE INSTITUIU A DITADURA NO BRASIL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 12(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/744
Seção
Resenhas