A PRESENÇA DO ESPORTE E DO LAZER EM OBRAS DE ARTE

UMA ANÁLISE COMPARADA DE IMPRESSIONISTAS E FUTURISTAS

  • Victor Andrade de Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Palavras-chave: História do Esporte, História do Lazer, Arte

Resumo

Este estudo objetiva discutir a presença do esporte nas obras de artistas relacionados ao impressionismo e ao futurismo. Se os impressionistas olham com desconfiança para a modernidade que se construía na Paris do século XIX, os futuristas a louvam e a conclamam numa Itália ainda atrasada do ponto de vista cultural. Se impressionistas inovam na representação técnica, futuristas radicalizam essa idéia. Se impressionistas ainda discutem a idéia de uma “arte pela arte” e são ressabiados em relação ao compromisso político de suas obras, para os futuristas esse é um posicionamento claro. Entender o  esporte nesses âmbitos parece promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Andrade de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ; coordenador do Grupo de Pesquisa “Anima”: Lazer, Animação Cultural e Estudos Culturais; Pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea/Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ.

Referências

BLAKE, Nigel; FRASCINA, Francis. As práticas modernas da arte e da modernidade. In: FRASCINA, Francis et al. (Orgs.). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Programa para uma sociologia do esporte. In: Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CORBIN, Alain. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

FER, Briony. Introdução. In: FRASCINA, Francis et al. (Orgs.). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

HARRISON, Charles. Abstração. In: HARRISON, Charles et al. (Org.). Primitivismo, cubismo, abstração – começo do século XX. São Paulo: Cosac & Naif, 1998.

JEU, Bernard. Analyse du Sport. Paris: PUF, 1992.

MELO, Victor Andrade de. Esporte, imagem, cinema: diálogos. Relatório de pesquisa/pós-doutorado em Estudos Culturais. Rio de Janeiro: PACC, 2004. Disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/cinema

MICELI, Sérgio. Por uma história social da arte. In: CLARK, T. J. A pintura da vida moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo: a higiene do corpo desde a idade média. Lisboa: Fragmentos, 1988.

Publicado
2006-09-14
Como Citar
Andrade de Melo, V. . (2006). A PRESENÇA DO ESPORTE E DO LAZER EM OBRAS DE ARTE: UMA ANÁLISE COMPARADA DE IMPRESSIONISTAS E FUTURISTAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(3), 1-23. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/807