TEATRO DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES

A IMPORTÂNCIA DAS ETNOCIÊNCIAS E DA TROCA ATIVA DE CONHECIMENTOS NOS ECOMUSEUS

  • Alexandre Fernandes Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Palavras-chave: Biocultura, Epistemologia, Complexidade, Troca de saberes

Resumo

Reflexões a partir de pesquisa sobre o Espaço Ciência do NUPEM/UFRJ Campus Macaé na qual analisamos a aplicação do termo "troca ativa de saberes" usada na criação do projeto de extensão universitária. Ao aprofundarmos o estudo percebemos o uso retórico da expressão, operada sem uma análise epistemológica condizente com sua efetiva aplicação num espaço dialógico. Através do olhar crítico da teoria da Complexidade se compreende a natureza dos obstáculos epistemológicos que entravam a efetiva operacionalização de um conceito dialógico no espaço ainda fixado no paradigma científico clássico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Fernandes Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Sociedade Brasileira de Sociologia
(SBS). Doutorado em Ciências Sociais PUC/SP. Pós-Doc I em Antropologia UFRJ. Pós-Doc II em
Antropologia UERJ. Professor Associado do Campus UFRJ Campus Macaé. Pós-Doc III em Memória
Social UNIRIO

Referências

BITTER, Daniel; FALCÃO, Andréa; MARANDINO, Martha; MENDONÇA, Rosa Helena. (2009) Museu e Escola: educação formal e não formal. Ano XIX - No 3 -

Maio.

CORRÊA, Alexandre Fernandes. Patrimônios bioculturais: ensaios de antropologia do patrimônio e das memórias sociais. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2008.

________. Teatro das memórias: ensaios sobre ação cultural na atualidade. São Luís: EDUFMA, 2013a

________. Aproximações entre os Estudos Culturais e da Complexidade na Alta Modernidade. (2013a) Conferência / I Fórum em Humanidades. Campus UFRJ-Macaé.

COSTA, R.G.A. Os Saberes Populares da Etnociência no Ensino das Ciências Naturais. Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, 2008, Volume 8, julho a dezembro.

ESPAÇO CIÊNCIA, 2008. Informações sucintas no site: http://www.macae.ufrj.br/index.php/2016-02-19-17-10-55/2016-02-22-13-24-

/projetos-concluidos/2299-acoes-integradas-do-espaco-ciencia-para-a-promocao-dodesenvolvimento-socioambiental-no-norte-fluminense

ESPAÇO CIÊNCIA cadastrado no ano de 2007, no portal SIGPROJ (MEC/UFRJ): http://sigproj1.mec.gov.br/siex.php?id=7&plataforma=1&acao=1

FERRÃO, Victor Alexandre Oliveira Seixas. Os Espaços Museológicos E As Possíveis Mediações Entre Os Saberes Sobre A Diversidade Biológica. Dissertação

de Mestrado (Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007, Macaé.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975/1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

IBRAM - Link: http://www.museus.gov.br/

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

MACDONALD, S.; FYFE, G. Theorizing Museums. Oxford: Blackwell, 1996.

MARANDINO, Martha. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 161-81, 2005.

________, Martha; MÔNACO, Luciana (Org.) .Educação em Museus: A Mediação Em Foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008

______. Educação em Museus: Pesquisas e Prática. São Paulo: FEUSP,2013.

MASSARANI, Luisa (org.) Diálogos & ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007.

MORIN, Edgar. Religação dos saberes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

_______. (2005) Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005

MUSEU E ESCOLA: educação formal e não formal. (2009) Ano XIX - No 3 - Maio.

POSEY, Darrel A. Manejo da floresta secundária, capoeiras, campos e cerrados

(Kayapó). In: Suma Etnológica Brasileira, volume I: etnobiologia (B. Ribeiro, org.). Petrópolis: Vozes, 1987.

_______.Ethnobiology and ethnodevelopment: importance of traditional

knowledge and traditional peoples. In Pei Shengji, Su Yong-ge, Long Chun-lin, K. Marr & D. A. Posey (Eds.), 1996.

PRIGOGINE, Ilya & STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Universidade de Brasília,1991.

PRIGOGINE, Ilya. O Fim das Certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

SMOLENTZOV, Vera Maria Neves. A Religação das Ciências. Araçatuba, v.2 n.2, p. 69 -76 • jun,2004.

WALLERSTEIN, Immanuel. O fim do mundo como o concebemos. Rio de Janeiro: Revan, 2002.

Publicado
2020-06-14
Como Citar
Fernandes Corrêa, A. (2020). TEATRO DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES: A IMPORTÂNCIA DAS ETNOCIÊNCIAS E DA TROCA ATIVA DE CONHECIMENTOS NOS ECOMUSEUS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(1), 192-208. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.923