O FILME-COLAGEM NA ESCRITURA VISUAL DE LUIZ ROSEMBERG FILHO

Autores

  • Heloisa Selma Fernandes Capel Universidade Federal de Goiás – UFG https://orcid.org/0000-0003-3939-015X
  • Leonardo Cesar do Carmo Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Palavras-chave:

Visualidades narrativas, Montagem das atrações, Luiz Rosemberg Filho

Resumo

este artigo explora as possibilidades de leitura das visualidades narrativas na obra do cineasta e artista plástico Luiz Rosemberg Filho. Parte da hipótese que seus filmes podem ser lidos como colagens visuais, inspirados nos princípios do cinema russo da montagem das atrações. Na escritura visual de Luiz Rosemberg Filho, os fundamentos estéticos e políticos da montagem são aplicados não para expressar a realidade, mas problematizar a explicação que o cinema narrativo dá à sociedade. A pesquisa examina a potencialidade de leitura de seu cinema experimental por meio da comparação entre suas colagens artísticas e opções estéticas utilizadas no filme A$suntina das Américas (1976).

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Biografia do Autor

Heloisa Selma Fernandes Capel, Universidade Federal de Goiás – UFG

doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Coordena o GEHIM (Grupo de Estudos de História e Imagem) na UFG.

Leonardo Cesar do Carmo, Rede Estadual de Ensino de São Paulo

mestre, cinéfilo, professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e integra o GEHIM (Grupo de Estudos de História e Imagem).

Referências

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

Fernandes Capel, H. S. ., & do Carmo, L. C. . (2012). O FILME-COLAGEM NA ESCRITURA VISUAL DE LUIZ ROSEMBERG FILHO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(2), 1–19. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/400