O NÃO-FIGURATIVO (UM FRAGMENTO)

Autores

  • Luiz Costa Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ

Palavras-chave:

Romantismo alemão, Abstracionismo, Sujeito, Mimesis

Resumo

Pela comparação de dois quadros, de Kandinsky e Mondrian, o autor procura mostrar a absoluta insuficiência da designação que normalmente engloba os autores, i.e., serem eles abstratos. Mostra-se como se diferenciam pela maneira como se dá a relaçao do sujeito-pintor com a obra produzida; como, em Kandinsky, a obra não se autonomiza de uma intenção autoral, mantendo-se a obra vassala de uma significação antes postulada que alcançada; em Mondrian, ao invés, como o sujeito importa apenas como constituinte de algo que dele se torna independente. A essa diferença de modos de estar o sujeito presente corresponde uma outra: em Kandinsky, a subordinação à intenção significativa corresponde um amálgama de linhas e cores de sentido aleatório ou abstrato, ao passo que, em Mondrian, a autonomia do sujeito provoca um "correlato objetivo" a uma cena do mundo – o abstrato dá lugar à produção de uma cena, correspondente ao que temos chamado de mímesis da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Costa Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Departamento de História.

Referências

BATAILLE, Georges. Edouard Manet [1955]. Genebra: Skira, 1994.

DOESBURG, Theo van. Comentário a Compositie 10 in Zwart Wit, de Mondrian. In: JOOSTEN, Joop; RUDENSTINE, Angelica; JANSSEN, Hans (Eds.). Piet Mondrian. New York: Brown and Company, 1995.

KANDINSKY, Wassily. Self-characterization [1919]. In: LINDSAY, Kenneth Clement; VERGO, Peter (Eds.). Kandinsky – Complete writings on art. New York: Da Capo Press, 1994.

KANDINSKY, Wassily. Über das Geistige in der Kunst [1912]. 10 ed. Bern: Benteli, 1973.

KANT, Immanuel. Kritik der Urteilskraft [1790]. In: FRANK, M; ZANETTI, V. (Hrsg.). Schriften zur Ästhetik und Naturphilosophie. V. III, Frankfurt a.M: Deutscher Klassiker Verlag, 1996.

LINDSAY, Kenneth Clement. Introduction. In: Kandinsky – Complete writings on art. New York: Da Capo, 1994.

NANCY, Jean-Luc. Scène. Un échange de letters – La Scène primitive et quelques autres. Nouvelle revue de psychanalyse. Paris: Gallimard, 1992.

SERS, Philippe. Kandinsky – Philosophie de l’abstraction. Genebra: Skira, 1995.

SCHLEGEL, Friedrich. Fragmente zur Literatur und Poesie. In: EICHNER, H. (Hrsg.). Kritische Ausgabe seiner Werke. V. 16. Wien; Zürich: Verlag Ferdinand Schöningh; Thomas-Verlag, 1981.

TIECK, Ludwig. Franz Sternbalds Wanderungen [1798]. Editado por A. Anger. Stuttgart: Reclam, 1999.

Downloads

Publicado

2006-09-14

Como Citar

Costa Lima, L. . (2006). O NÃO-FIGURATIVO (UM FRAGMENTO). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(3), 1–13. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/805