Cinema de encruza

O cinema tricontinental nos manifestos de Getino-Solanas e de Rocha

Autores

Palavras-chave:

Cinema Tricontinental, Octavio Getino, Fernando Solanas, Glauber Rocha

Resumo

Este artigo analisa as propostas de um “cinema tricontinental” formuladas pelos cineastas argentinos Octavio Getino e Fernando Solanas, pelo brasileiro Glauber Rocha e publicadas em seus respectivos manifestos, “Hacia un tercer cine” e “Tricontinental”. Para tanto, discorre-se brevemente sobre o período histórico no qual essas teorias cinematográficas foram elaboradas, os anos de 1960 e início da década de 1970, mas com destaque para a constituição do chamado Terceiro Mundo. Posteriormente, é realizada uma análise comparativa que permite destacar as tensões e distensões acerca do que seria o cinema tricontinental para Getino, Solanas e Rocha, cineastas aqui compreendidos, também, como autores.

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Publicado

2022-12-11

Como Citar

SOUZA SILVA, J. C. . (2022). Cinema de encruza: O cinema tricontinental nos manifestos de Getino-Solanas e de Rocha . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(2), 242–260. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/1097