O riso que nasce do drama

o humor em Jô Soares

Autores

  • Thaís Leão Vieira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • João Pedro Rosa Ferreira Universidade Nova de Lisboa https://orcid.org/0000-0003-0860-2471

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1289

Palavras-chave:

Humor, Cômico, Jô Soares, Transição Democrática, Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a produção humorística de Jô Soares (1938-2022) centrada nos programas televisivos e espetáculos teatrais de que foi autor e, particularmente, nas múltiplas personagens que criou. A análise dessas personagens – para cuja composição são igualmente importantes o texto, os adereços, os gestos, os trejeitos e os bordões – permite elencar os temas e os alvos de uma intervenção artística que evoluiu da comicidade da sátira de costumes para uma mais profunda crítica social e política, esta última tanto mais corajosa quanto levada a cabo num contexto ditatorial e sujeita à perseguição da Censura. Jô Soares procura, naturalmente, fazer rir – a razão de ser de qualquer humorista – mas o seu riso é ambivalente e polissêmico, revelando aspectos tragicômicos, satíricos e feéricos. Dando provas de sensibilidade, bom senso e bom gosto, Jô expôs sua forma de ver o mundo movendo-se não apenas para o cômico, mas, como é próprio do humorismo, fazendo de sua existência um grito, que com certeza nos faz rir, para não deplorar do amargo absurdo do mundo. Do mesmo passo que faz rir, o humor acrescenta liberdade.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

VIEIRA Leão , T., & FERREIRA Rosa, J. P. . (2022). O riso que nasce do drama: o humor em Jô Soares. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(2), 392–408. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1289