Paulo Emílio e a fisionomia histórica do cinema brasileiro

carnaval, futebol e outros rituais populares

Autores

  • Rafael Morato Zanatto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.952

Palavras-chave:

Paulo Emílio, Historiografia, Cinema

Resumo

O presente artigo reconstitui e interpreta as anotações do curso Os filmes na cidade (1966), ministrado pelo crítico e historiador de cinema Paulo Emílio Sales Gomes, a partir do cotejo com as obras de referência e com os trabalhos que publicou sobre a história do cinema brasileiro. A partir desse procedimento, demonstraremos como Paulo Emílio interpreta a expressividade sociocultural no cinema brasileiro de temas como o carnaval, o futebol e outros rituais populares para elucidar a fisionomia desses filmes e seu público a partir de uma narrativa histórica, cultural e psicológica implicada em elucidar o passado, influir no presente e assegurar o futuro das atividades cinematográficas no Brasil.

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Referências

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Morato Zanatto, R. (2020). Paulo Emílio e a fisionomia histórica do cinema brasileiro: carnaval, futebol e outros rituais populares. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 262–282. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.952