Perseguição Política na Música Brasileira de Concerto

Uma Espionagem no DSIEC/MEC

Autores

  • Danilo Ávila Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.972

Palavras-chave:

Música brasileira de concerto, Ditadura militar, Burocracia

Resumo

Este artigo se propõe a analisar como funcionavam alguns mecanismos de perseguição utilizados pelos órgãos de inteligência do Ministério da Educação e Cultura (MEC) da ditadura militar com relação a uma área até então entendida como “isenta de censura”, a música erudita. Para tanto, utilizaremos principalmente um documento de espionagem redigido em 1969 pelo Departamento de Segurança Institucional do MEC (DSIEC/MEC). Este documento, liberado pelos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade e encontrados por esta pesquisa no Arquivo Nacional (RJ), mostra que havia espionagem e perseguição a compositores, intérpretes e administradores ligados a esse setor. O objetivo deste artigo é perceber as implicações culturais e políticas da referida movimentação burocrática em um setor que era visto como “inofensivo”.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Ávila, D. . (2020). Perseguição Política na Música Brasileira de Concerto: Uma Espionagem no DSIEC/MEC. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 666–685. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.972