Levantes

uma paixão latino-americana

Autores

  • Emmanuel Alloa Universidade de Friburgo, Suíça
  • Aguinaldo Rodrigues Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Miguel Rodrigues de Sousa Netto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Robson Pereira da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.937

Palavras-chave:

Levantes, Imagens, Intempestivo, Contemporâneo

Resumo

Levantes – este foi o título de grande ressonância escolhido por Georges Didi-Huberman para a sua exposição inaugurada em 2016 na Galeria Nacional do Jeu de Paume, em Paris. Desde então, a exposição viajou para vários lugares, primeiramente na Europa e, depois, nas Américas, de Buenos Aires, São Paulo à Cidade do México, e também para Montreal. Por ocasião da abertura da exposição no Museu Universitário de Arte Contemporânea (MUAC) da Cidade do México, em fevereiro de 2018, foi organizada uma conferência em torno do tema dos levantes. O presente texto, aqui apresentado, é desdobramento da palestra proferida por Emmanuel Alloa na referida ocasião. O objetivo central desse texto é pensar a relação entre as revoltas e as imagens e o que dela sobrevive.

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Referências

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Alloa, E. ., Rodrigues Gomes, A. ., Rodrigues de Sousa Netto, M. ., & Pereira da Silva, R. . (2020). Levantes: uma paixão latino-americana. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 8–24. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.937