VOZES E SENTIDOS NO DISCURSO INSTITUCIONAL LEGAL DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Irma Beatriz Araújo Kappel Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Palavras-chave:

Polifonia, Polissemia, Silêncio

Resumo

Este estudo fundamenta-se na base teórica da Análise do Discurso de vertente francesa, a partir de uma análise qualitativa. Considerando a presença de outros discursos, além do Discurso Institucional Legal, discutimos o processo de constituição das vozes (polifonia – percebida a partir das marcas de heterogeneidade e dos silêncios) nos enunciados, e dos sentidos (polissemia percebida a partir dos enunciados e paráfrases) na identificação das formações discursivas e ideológicas. Na perspectiva de melhor compreender a construção e os efeitos de sentido pelo objeto discursivo Ensino Religioso, buscamos refletir acerca dos textos institucionais legais tanto na referência ou não a Deus nos Preâmbulos das sete Constituições Brasileiras como na presença ou ausência de artigos específicos acerca da obrigatoriedade ou não do Ensino Religioso nas escolas de Educação Básica.

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Biografia do Autor

Irma Beatriz Araújo Kappel, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Graduada em Letras (Português e Inglês) pela Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (1980). Possui especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Patrocínio (1986). É Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2006-09-14

Como Citar

Araújo Kappel, I. B. . (2006). VOZES E SENTIDOS NO DISCURSO INSTITUCIONAL LEGAL DO ENSINO RELIGIOSO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(3), 1–28. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/816