O PROJETO DO JUDICIÁRIO DE PAZ NO BRASIL IMPÉRIO: RESENHA DO LIVRO JUÍZES DE PAZ:
UM PROJETO DE JUSTIÇA CIDADÃ NOS PRIMÓRDIOS DO BRASIL IMPÉRIO

  • Tiago Viotto da Silva
  • Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • viotto.ts@gmail.com

 Em 2017 foi publicado o livro juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império escrito por Adriana Pereira Campos, Andréa Slemian e Kátia Sausen da Motta. Trata-se de um trabalho sobre a institucionalização da figura do Juiz de Paz e a estratégia de treinamento lançada por parte das autoridades imperiais brasileiras. Este livro faz parte da Coleção de Filosofia, Sociologia e Teoria do Direito que é coordenada por Fernando Rister de Sousa Lima. Nesta coleção temos títulos de diversas áreas, mas todas em diálogo com o Direito e, mais precisamente, com a pesquisa jurídica. A perspectiva interdisciplinar da coleção lançou o livro que aqui é resenhado numa concepção de aproximação dos debates entre História e Direito.

CAMPOS, Adriana Pereira; SLEMIAN, Andréa; MOTTA, Kátia Sausen da. Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império. Curitiba: Juruá, 2017.

CAMPOS, Adriana Pereira. O Farol da boa prática judiciária: dois manuais para instrução dos juízes de paz. In.: CAMPOS, Adriana Pereira; SLEMIAN, Andréa; MOTTA, Kátia Sausen da. Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império. Curitiba: Juruá, 2017.

CARVALHO, José Murilo de. Prefácio. In.: CAMPOS, Adriana Pereira; SLEMIAN, Andréa; MOTTA, Kátia Sausen da. Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império. Curitiba: Juruá, 2017.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial; Teatro das sombras: a política imperial. 9ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

MOTTA, Kátia Sausen da. Memórias de uma justiça: manuais e juízes de paz na Inglaterra, Estados Unidos e França. In.: CAMPOS, Adriana Pereira; SLEMIAN, Andréa; MOTTA, Kátia Sausen da. Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império. Curitiba: Juruá, 2017.

SLEMIAN, Andréa. Dois projetos de justiça, uma mesma autoridade: os juízes de paz segundo Diogo Antônio Feijó e Bernardo Pereira Vasconcellos (1829). In.: CAMPOS, Adriana Pereira; SLEMIAN, Andréa; MOTTA, Kátia Sausen da. Juízes de paz: um projeto de justiça cidadã nos primórdios do Brasil Império. Curitiba: Juruá, 2017.

WOLKMER, Antonio Carlos. A magistratura brasileira no século XIX. In.: Sequência. Florianópolis-SC, v. 35, p. 24-30, 1997.