Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.

Os autores não pagam qualquer taxa para submissão de artigos ou sua avaliação.

Os textos submetidos a esta revista serão avaliados pelos pares em sistema “cegas”, garantindo o anonimato do autor e do parecerista.

Atualmente, a periodicidade da Fênix é semestral.   

O conteúdo científico enviado a revista deve ser:

  • Original
  • Inédito
  • E não submetido simultaneamente a outro periódico

– A forma de arquivamento da revista é o arquivamento digital 

– A média anual de publicação da revista são de 36 artigos

Foco e Escopo

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais é uma publicação semestral, que objetiva a divulgação da produção nos campos das Ciências Humanas e Sociais, das Linguagens e das Artes, bem como do encontro entre as distintas áreas, na forma de artigos, traduções, resenhas, ensaios, entrevistas. A revista é editada pelo Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia.  

As contribuições são recebidas em fluxo contínuo, com exceção dos dossiês temáticos, cuja publicação depende de convites da equipe editorial, propostas por um(a) ou mais organizadores(as).  

A revista também limita o número de publicações de pesquisadores(as) e professores(as) da própria instituição.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as contribuições passam pelo mesmo processo avaliativo e editorial após a submissão online.

Primeiramente, são analisados pela equipe editorial, que avalia a adequação às normas da revista e da proposta. Caso satisfaça as condições de publicação, o original é encaminhado a dois/duas pareceristas ad hoc para avaliação às cegas por pares. Na fase da avaliação cega por pares, os(as) pareceristas podem recomendar o aceite, a recusa ou modificações, sendo que estas deverão ser respondidas pelo(a) autor(a). Caso haja apontamentos para modificações, o(a) autor(a) será informado(a) e convidado(a) a adequar o manuscrito. As modificações serão avaliadas novamente pela equipe editorial e, se for necessário, pelos(as) pareceristas. Se houver recomendações conflitantes na primeira avaliação às cegas por pares, a equipe editorial enviará o manuscrito para um(a) terceiro(a) parecerista ad hoc.

Resenhas e entrevistas são avaliadas pela equipe editorial, havendo coordenação de um editor. Caso seja julgado necessário, essas contribuições podem ser encaminhadas a pareceristas ad hoc.

Destacamos que cada autor(a) só poderá ter um original em processo de avaliação. Caso haja a efetiva publicação de sua contribuição, será observado o prazo de um ano (dois números) para o início de uma nova avaliação.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de Direitos Autorais:

A revista é de LIVRE ACESSO, os usuários podem ler, baixar, divulgar e utilizar em suas pesquisas acadêmicas todo o conteúdo publicado no periódico, desde de que os créditos sejam dados aos autores e ao periódico.

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 2.0 Brasil (CC BY-NC 2.0 BR)