Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As referências citadas foram inseridas no final do texto, em padrão disposto nas Diretrizes para Autores ?Lembramos que, obrigatoriamente, as referências deverão ser copiadas, também, em caixa de texto própria durante o preenchimento dos metadados no ato da submissão.  

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser submetidas pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/index

 

IMPORTANTE: Todas as contribuições submetidas via plataforma não poderão estar em processo de avaliação simultânea por nenhum outro periódico.

 

A revista submete todos os manuscritos recebidos ao Turnitin para detecção de plágio. 

 

ARTIGOS

1. São recebidos em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem possuir entre 15 e 25 páginas, digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5, margens de 2,5 cm, em programa compatível com Word for Windows.

2. Citações: aquelas com até três linhas devem integrar o corpo do texto, sem itálico e ser assinaladas com aspas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, sem itálico, com recuo de 4 cm à esquerda, fonte Times New Roman, corpo 11 e espaçamento simples.

3. Devem ser inéditos, originais e submetidos à revista sem informações, indícios, menções autorreferenciais ou agradecimentos que possam identificar a autoria.

4. Devem conter resumo e abstract (máximo de 6 linhas, Times New Roman, corpo 12 e espaçamento simples) com suas respectivas palavras-chave e keywords (até 4 palavras para cada um, separadas por ponto e vírgula). O título do artigo também deve ser traduzido para o inglês. Importante: artigos em que a língua seja o inglês ou espanhol deverá constar o abstract, resumo e título em português.

5. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé, com numeração sequencial.

6. As ilustrações (fotos, figuras, gráficos, desenhos, etc.) devem estar dispostas no texto, com no mínimo 300 dpi de resolução. Deverão estar identificadas por legenda em seu cabeçalho (Figura 1; Tabela 1; Gráfico 1) e conter os devidos créditos autorais na parte inferior, precedidos pela palavra FONTE.

7. O sistema de referência no texto deverá estar no padrão autor-data (ex.: HOOKS, 2019, p. 10). Não deverão ser usadas expressões em latim como apud, ibidem ou idem. Caso uma referência se repita deverá ser mencionada como anteriormente, respeitando sempre o mesmo padrão. Todas as referências citadas no artigo deverão estar completas no final do texto, sem nomes abreviados e sem fazer uso de et alii, precedidas do subtítulo "Referências", devendo seguir os exemplos abaixo:

 

Obs.: O padrão aqui adotado já está de acordo com a atualização da norma para referências ABNT NBR 6023, em vigor desde 14 nov. 2018.

 

Livros

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: Uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec; História Social da USP, 1997.

 

Coletânia

RAMOS, Alcides Freire; PEIXOTO, Fernando; PATRIOTA, Rosangela (Orgs.). A história invade a cena. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.

 

Capítulos de Livro

VAQUINHAS, Irene. Dar a palavra às imagens na construção histórica: o livro O Casino da Figueira. Sua evolução histórica desde o Teatro-Circo à atualidade (1884-1978) como case study. p. 123- 142. In: PATRIOTA, Rosangela; RAMOS, Alcides Freire (Orgs.). Escritas - Circulação - Leituras e Recepções. São Paulo: HUCITEC, 2017.

 

Artigos em periódicos acadêmicos

MARIN, José. Eurocentrismo, racismo e la estigmatización del diferente no contexto da Globalização. Albuquerque: revista de história, Aquidauana, v. 9, n. 17, p. 28-47, jan.-jul. de 2017. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/5191. Acesso em 11 ago. 2019.

 

Dissertações e teses

CAPELOZI, Lays da Cruz. Homem, chefe de família, dilacerado em O casamento, de Nelson Rodrigues. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

 

Textos em jornais e revistas

FÁBIO, André Cabette. A história de Mário da Silva, um trans na década de 50. Nexo Jornal, São Paulo, 22 ago. 2016. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/08/26/A-hist%C3%B3ria-de-M%C3%A1rio-da-Silva-um-trans-na-d%C3%A9cada-de-50. Acesso em: 11 ago. 2019.


Citações extraídas da Internet

Deverão conter a autoria (pessoa, instituição ou portal [site]), seguido do título, veículo de publicação (se for o mesmo da autoria não necessita a repetição), local (se houver), data (se houver), link e data de acesso.

 

Ex.: IBDFAM. Aos 13 anos, Lei Maria da Penha ainda enfrenta obstáculos à plena efetividade. Disponível em: http://www.ibdfam.org.br/noticias/7019/Aos+13+anos%2C+Lei+Maria+da+Penha+ainda+enfrenta+obst%C3%A1culos+%C3%A0+plena+efetividade. Acesso em: 11 ago. 2019.

 

RESENHAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento. Devem contemplar livros que tenham sido publicados no Brasil há, no máximo, três anos, e no exterior há, no máximo, quatro anos, incluindo o ano da submissão.

2. Devem conter entre 4 e 10 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos, sem resumo. 

3. Devem conter um título claro e conciso com sua tradução para o inglês (ou português caso seja original em língua estrangeira). 

4. Devem privilegiar a análise dos argumentos e da linha argumentativa da obra resenhada, evitando o resumo das ideias de cada capítulo.

 

ENTREVISTAS

1. São recebidas em fluxo contínuo, sem nenhum custo para submissão e processamento.

2. Devem conter entre 4 e 15 páginas, redigidas segundo as normas dos artigos. 

 

Todos os textos deverão ser apresentados preferencialmente em língua portuguesa de acordo com as normas mencionadas e após revisão ortográfica e gramatical. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor: rev.fenix@gmail.com.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Seção destinada a publicar artigos com temática proposta por pesquisadores convidados pela revista que o organizará. Os manuscritos submetidos a esta seção serão avaliados em sistema " ás cegas" pelos pares, em consonância com os seus organizadores. As chamadas para compor dossiês serão lançadas pela revista no menu "Notícias" e divulgadas em redes sociais vinculadas a este periódico. 

Artigos

Seção destinada a textos frutos de pesquisas em adiantado estado de desenvolvimento, de temática livre. Textos  submetidos a esta seção serão avaliados pelos pares em sistema "dulpo-cegas", garantindo o anonimato do autor e do parecerista. As contribuições deverão seguir os passos para elaboração dos manuscritos de acordo com as normas dispostas em Diretrizes para Autores no submenu "Submissões".  

Resenhas

Esta seção se destina a receber resenhas de obras nas áreas das Humanidades, publicada em no máximo até três anos antes da data de submissão. O manuscrito será avaliado pelo editor de seção responsável, priorizando a forma e conteúdo (de acordo com as Diretrizes para Autores). O parecer será encaminhado pelo editor de seção. 

 

Ensaio

Seção destinada a publicação de ensaios nas áreas das Humanidades, em temática livre. A avaliação será realizada em caráter "cego" pelos pares. 

Entrevista

A seção se destina a publicar entrevistas submetidas em fluxo contínuo de temática livre ou por idealização dos editores, ligada ou não ao tema de dossiê. As regras para sua ebaloração priorizarão a qualidade das questões, bem como a transcrição (em casos de captação original em áudio). A avaliação será realizada pelos editores da revista. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.