ENTRELAÇANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO

UMA BUSCA SENSÍVEL DA MEMÓRIA FAMILIAR

Autores

  • Nádia Maria Weber Santos Escola Superior de Teologia – EST
  • Paula Tatiane de Azevedo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE

Palavras-chave:

História Cultural, Sensibilidade, Representações, Memória familiar

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo buscar uma “sensibilidade à margem”, ou seja, o desenrolar de uma história de vida de um individuo comum (TR) que foi internado de maio a setembro de 1937, no Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Nesta nova pesquisa, realizada com a família deste “personagem do urbano”, descortinou-se um novo olhar e novas reflexões foram feitas sobre este indivíduo, o qual foi marginalizado na sociedade em seu momento histórico. Entre os fatos mais relevantes, teve-se a notícia que ele se suicidou em 1938, perto de sua residência, em Canoas (RS). Tendo como base o resgate da memória familiar, a problemática em questão foi perceber as sensibilidades e as representações acerca da loucura e como diante de uma situação extraordinária a família reconstrói (ou reconstruiu) essa história de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, Escola Superior de Teologia – EST

Mestre e Doutora em História (UFRGS), médica-psiquiatra e pesquisadora na Escola Superior de Teologia/FAPERGS.

Paula Tatiane de Azevedo, Centro Universitário La Salle – UNILASALLE

Acadêmica do Curso de História UNILASALLE, pesquisadora auxiliar no eixo temático Um percurso singular: do hospício para o mundo.

Referências

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

JOUTARD, Phileppe. Reconciliar História e Memória? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.14, n. 23, p. 205-212, jan-jun de 2005.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de vidas ausentes - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental. Passo Fundo: editora da UPF, 2005.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Narrativas da loucura & Histórias de sensibilidades. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2008.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de sensibilidades: espaços e narrativas da loucura em três tempos – Brasil 1905, 1020, 1937. 2005. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Sensibilidades no tempo, tempo nas sensibilidades. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, Colóquios. 2005, [Em línea], Puesto em línea el 04 février 2005. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/ondex229.html. Acesso em: 21 out. 2008.

Downloads

Publicado

2009-03-31

Como Citar

Weber Santos, N. M., & de Azevedo, P. T. . (2009). ENTRELAÇANDO PASSADO, PRESENTE E FUTURO: UMA BUSCA SENSÍVEL DA MEMÓRIA FAMILIAR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(1), 1–15. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/116