Estudos Culturais, Crise Climática e Educação
apontamentos a partir do discurso de Txai Suruí na COP 26
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i1.1216Palavras-chave:
Crise do Clima, Estudos Culturais, Educação AmbientalResumo
As alterações climáticas chamam o debate e mudanças culturais fundamentais nas estruturas e práticas da sociedade contemporânea, sendo foco constante de disputas discursivas, em que emergem questões ligadas às relações de gênero, às identidades culturais e à regulação cultural. A partir do discurso da líder indígena Txai Suruí na abertura da 26th Conference of the Parties (COP 26), o texto aponta algumas contribuições dos Estudos Culturais (EC) para a abordagem de questões relacionadas à crise do clima, em especial, no contexto da educação. Destaca que os EC ampliam o foco da discussão da problemática ambiental, visibilizando a urgência de políticas públicas e educação ambiental direcionadas à justiça do clima.
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