A DIVERSIDADE CULTURAL NA LITERATURA INFANTIL DE RONALDO SIMÕES E LEO CUNHA

Autores

  • Luiz Claudio Vieira de Oliveira Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC
  • Sonia de Oliveira Barbosa Minas Gerais Education and Culture Foundation - FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.35355/0000034

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Literatura Infantil, Identidade, Diferença

Resumo

Neste trabalho, pretende-se analisar como a diversidade cultural é representada na literatura infantil mineira, a partir das obras de dois autores mineiros, contemporâneos, Leo Cunha e Ronaldo Simões Coelho. A diversidade cultural possibilita repensar os valores culturais, políticos e sociais relacionados à compreensão do outro. Assim, rever esses princípios significa compreender a cultura como construção do indivíduo a partir das práticas sociais, bem como proporcionar o entendimento de como o “diferente” é um desafio para os valores sociais e culturais. Nas obras escolhidas, procurou-se analisar como os autores trabalharam os temas da diversidade cultural, envolvendo identidade, diferença e alteridade, apontando sua centralidade ou transversalidade nas narrativas. O estudo se situa na área de Estudos Culturais e seus resultados demonstram que a diversidade cultural, tal como é tratada pelos autores, contribui para a formação do leitor infantil, propiciando-lhe refletir criticamente sobre os valores culturais vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

AZEVEDO, T.; RABINOVICH, E. P. Retratos da avó na literatura infantil contemporânea de Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Psicologia USP, São Paulo, 2012, v. 23, n. 1, p. 211-231. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v23n1/v23n1a11.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2015.

BARROS, José Márcio (Org.). Diversidade cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução de Jorge Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 3. ed. São Paulo: Global, 1984.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1987.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo europeias ao Brasil contemporâneo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.

COELHO, Ronaldo Simões. Doido varrido. Belo Horizonte: Dimensão, 1998.

COELHO, Ronaldo Simões. À lembrança de Basaglia: Primeiro médico brasileiro a denunciar o comércio de cadáveres em Barbacena reforça debate do psiquiatra italiano. Revista Ecológico, Belo Horizonte, 2014. Entrevista. Disponível em: <http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?id=84&secao=1403&mat=1561>. Acesso em: 25 set. 2016.

CUNHA, Leo. O Sabiá e a Girafa. Belo Horizonte: FTD, 2012.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 18. ed. São Paulo: Ática, 1985.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de Aparecida Lino Pauliukonis e Ida Lúcia Machado. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luís Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 2007.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. São Paulo: Global, 1986.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1985.

LEITE, Gisele. Considerações sobre o conceito de infância e a educação infantil. JusBrasil, dez. 2015. Disponível em:<https://giseleleite2.jusbrasil.com.br/artigos/285788699/consideracoes-sobre-o-conceito-de-infancia-e-a-educacao-infantil>. Acesso em: 28 mar. 2016.

MAINGUENAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1989.

MAINGUENAU, Dominique. O contexto da obra literária. Tradução de Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2013.

SIMÕES, Lucila Bonina Teixeira. Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: O lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários, Niterói, n. 46, p. 219-242, 2013.

REBOUÇAS, Lucinete Aparecida; ANDRADE, Mario Lousada de; OHE, Alice Massako. Literatura infantil no âmbito escolar com ênfase no gênero fábula. In: JORNADA DE PEDAGOGIA DA FAFIPA, 12., 2013, Paranavaí. Anais – Políticas educacionais no brasil: perspectivas, desafios e possibilidades. Paranavaí: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, 2013. p. 629-643.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1981.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

ZILBERMAN, Regina. Leituras brasileiras para crianças e jovens: entre o leitor, a escola e o mercado. Gragoatá, Niterói, n. 37, p. 221-238, 2. sem. 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Oliveira, L. C. V. de ., & Barbosa, S. de O. . (2020). A DIVERSIDADE CULTURAL NA LITERATURA INFANTIL DE RONALDO SIMÕES E LEO CUNHA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 16(2), 221–241. https://doi.org/10.35355/0000034