A SENSIBILIDADE NA VIDA E OBRA DA HISTORIADORA SANDRA PESAVENTO

A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, POSTURA CRÍTICA E A HISTÓRIA CULTURAL

  • Nádia Maria Weber Santos Escola Superior de Teologia – EST
Palavras-chave: História Cultural, Sandra Pesavento, Sensibilidades, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância da sensibilidade e da subjetividade como objetos de estudo e fontes para historiadores. Trazendo como exemplo um aprendizado dentro de uma trajetória profissional individual, que tem como marco inicial a relação de orientação em pesquisa de pós-graduação com a historiadora Sandra Jatahy Pesavento (PPG História UFRGS), apresento a forma como a subjetividade do historiador (na sua vida e na sua obra) fertiliza e confere importância às relações interdisciplinares, fora e dentro de campos acadêmicos, tornando-as práticas críticas de pesquisa e interpretação na História Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, Escola Superior de Teologia – EST

Mestre e Doutora em História pela UFRGS. Médica-psiquiatra de orientação junguiana. Bolsista recém-doutora na Escola Superior de Teologia, desenvolvendo pesquisa sobre Espaços de cidadania para a loucura nos municípios do Vale do Rio dos Sinos/RS.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

BARRETO, Lima. 1920/1956. Cemitério dos Vivos. São Paulo: Brasiliense, 1956.

GODOY, Jacintho. Psiquiatria no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Edição do autor, 1955.

ENGEL, Magali Gouveia. Os delírios da razão – médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahy; SANTOS, Nádia. Maria Weber; ROSSINI, Miriam de Souza. (Orgs.). História cultural: narrativas, imagens e práticas sociais. Porto Alegre: Asterisco, 2008.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy. A burguesia gaúcha: dominação do capital e disciplina do trabalho (RS 1889-1930). Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988 v. 1.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy. Emergência dos subalternos: trabalho livre e ordem burguesa. Porto Alegre: UFRGS, 1989. v. 1.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Um novo olhar sobre a cidade: a nova história cultural e as representações do urbano. In: MAUCH, Cláudia. et. al. (Org.). Porto Alegre na virada do século 19: cultura e sociedade. Porto Alegre: UFRGS, 1994.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy. (Org.). O espetáculo de rua. Porto Alegre: UFRGS, 1992. v. 1.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy. Os Pobres da Cidade. Porto Alegre: UFRGS, 1994. v. 1.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy.; SOUZA, Célia Ferraz. (Orgs.). Imagens Urbanas: os diversos olhares na formação do imaginário. Porto Alegre: UFRGS, 1997.v. 1.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Da cidade maravilhosa ao país das maravilhas: Lima Barreto e o caráter nacional. REVISTA ANOS 90, Porto Alegre, v. 8, p. 30-44, 1997.

PESAVENTO, Sandra. Jatahy. Com os olhos de Clío, ou a Literatura sob o olhar da História a partir do conto ‘O Alienista’, de Machado de Assis. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 108-119, 1996.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

POMBO, Rocha. 1905/1970. No Hospício. Rio de Janeiro: INL, 1970.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de sensibilidades: espaços e narrativas da loucura em três tempos; Brasil 1905/1920/1937. 2005. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre. 2005.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de vidas ausentes: a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental. Passo Fundo: Editora da UPF, 2005.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de sensibilidades e narrativas da Loucura. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

SANTOS, Nádia Maria Weber. Histórias de vidas ausentes: a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental. Passo Fundo: UPF, 2005.

Santos, Nádia Maria Weber; WADI, Yonissa Marmitt. (Orgs.). História e loucura: saberes, práticas e narrativas. Uberlândia: Edufu, 2009.

Publicado
2009-09-30
Como Citar
Weber Santos, N. M. . (2009). A SENSIBILIDADE NA VIDA E OBRA DA HISTORIADORA SANDRA PESAVENTO: A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE, POSTURA CRÍTICA E A HISTÓRIA CULTURAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(3), 1-21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/190