RELEITURA DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO POR MEIO DA ESCRITURA AUTOBIOGRÁFICA DAS VÍTIMAS

  • Vera Silveira Regert Universidade de Santa Cruz do Sul – UNSC
Palavras-chave: Holocausto, Narrativa das vítimas, Repercussões

Resumo

O Holocausto é tema relevante de estudos em diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, tema de inúmeras pesquisas e teses de doutoramento; é foco central de incontáveis publicações. Comparando com as instituições européias, no Brasil pouco se privilegiam esses estudos, porque considerados de insignificante proximidade com os brasileiros, tanto no tempo quanto na relação de espaço. Este artigo procura aproximar e ampliar o conhecimento do Holocausto enquanto fato histórico revisitado por diferentes teóricos, evidenciando-o através do relato das vítimas e resgatando a reflexão que ele suscitou e os desdobramentos que continua provocando entre as mais diversas áreas do conhecimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Silveira Regert, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNSC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado, Área de Concentração em Leitura e Cognição, Universidade de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: ensaio sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

BAUMAN, Janina. Inverno na manhã. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

BENSOUSSAN, Georges. L’eredità di Auschwitz: come ricordare? Tradução de Camilla Testi. Torino:Einaudi, 2002.

BRAUNSTEIN, Nestor A. Sobrevivendo ao trauma. Tradução de Marylink Kufeberg, do original Surviving trauma. Tempo Psicanalítico. Rio de Janeiro: SPID (Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle), n. 35, 2003. Disponível em: http://nestorbrausntein.com/trauma.html. Acesso em 26 mar. 2006.

FELMANN, Shoshana. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo. Escuta, 2000.

GOLDHAGEN, Daniel Jonah. Os carrascos voluntários de Hitler: o povo alemão e o Holocausto. Tradução de Luís Sérgio Roizman. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

HILLESUM, Etty. Uma vida interrompida: os diários de Etty Hillesum – 1941-1943. Tradução Antônio C. G. Penna. Rio de Janeiro: Record, 1981.

IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.

KLÜGER, Ruth. Paisagens da memória. Autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. Tradução de Irene Aron. São Paulo: Editora 34, 2005.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LEVI, Primo. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MILMAN, Luis. O Holocausto: verdade e preconceito. Espaço Acadêmico. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br>. Acesso em: 30 nov. 2006.

PEREC, Georges. W ou a memória de infância. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

SARTRE, Jean-Paul. A questão judaica. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Ática, 1995.

SEMPRÚN, Jorge. A escrita ou a vida. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

TRAVERSO, Enzo. La violenza nazista: una geneaologia. Bologna: Il Mulino, 2002.

ZAMPIERI, Stefano. Lager e letteratura. Atas do Seminario Figure della Memória, Firenze, 8-15 jan., 2004. Disponível em: <http://www.rete.toscana.it.sett.lefp/pubblicazioni/ allegati/edu05op.pdf>. Acesso em 10 set. 2006.

Publicado
2009-09-30
Como Citar
Silveira Regert, V. . (2009). RELEITURA DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO POR MEIO DA ESCRITURA AUTOBIOGRÁFICA DAS VÍTIMAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(3), 1-16. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/202