O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA

O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE ZERO A QUATRO ANOS

Autores

  • Mariana Tagliari EMAC/Escola de Música e Artes Cênicas - UFG

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Jogos teatrais, Educação infantil, Jogo dramático

Resumo

Este trabalho é parte da reflexão sobre jogos na educação infantil, sempre ressaltando a sua importância como recurso pedagógico. Origina-se de minha experiência com teatro num ambiente de educação infantil, a Creche/UFG, trabalhando com crianças até quatro anos, com jogos dramáticos, jogo tradicional e jogo teatral. Nesta faixa etária considera-se impossível trabalhar as formas teatrais. Objetiva entender como o teatro está presente na constituição do ser humano, desde a sua infância, e como este deve ser mediado e aplicado em realidades de creches e pré-escolas. Para que haja uma conexão entre algumas áreas, como pedagogia, teatro e psicologia, estudo conceitos que darão cor e fundamentação a algumas práticas realizadas no local em que estagiei por dois anos (2008 e 2009). Esta instituição tem importância relevante nas idéias apresentadas e na compreensão do universo infantil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Tagliari, EMAC/Escola de Música e Artes Cênicas - UFG

Instituição de educação infantil que atende filhos de professores, técnicos e alunos da Universidade Federal de Goiás, localizando-se no Campus Samambaia (Campus II) da UFG.

Referências

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Perspectiva, 1980.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1995.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.

OLIVEIRA, Vera Barros de; et al. O Brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. Tradução Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 1978.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. Tradução Tatiana Belinky. São Paulo: Summus, 1978.

SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.

VIGOSTSKI, L.S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOSTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/ Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Tagliari, M. . (2010). O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA: O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE ZERO A QUATRO ANOS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/238