HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE NUM INSTITUTO DIVIDIDO (1979-1994)

  • Arnaldo José Zangelmi Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Palavras-chave: Conflito, Memória, Identidade

Resumo

Esse trabalho pretende reconstruir parte da história do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFOP), principalmente sobre o foco das disputas políticas internas decorrentes, em parte, do processo de redemocratização do Brasil. Nossa análise está centrada no antagonismo existente entre grupos distintos dentro do Instituto, um mais localista e tradicionalista, outro mais expansionista e dinâmico. As articulações políticas desses segmentos em conflito se deram, como mostraremos, em várias esferas, como, por exemplo, nas disputas pelo currículo acadêmico do Curso de História, pela distribuição do poder, pela moralidade, etc. Nesse sentido, tentou-se também compreender a formação da memória do ICHS, em estreita relação com essas disputas. Salientamos essa formação principalmente em relação às diferentes noções de democracia emergentes nesse conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo José Zangelmi, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa; Doutorando em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e professor substituto na área de História e Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ELIAS, Norbert. Estabelecidos e Outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

HALBWACHS, Maurice. Les Cadres sociaux de la mémoire. Paris: Albin Michel, 1994.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC, n. 10, 1992.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

OUTRAS FONTES

Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho. Revista Rua Direita, n. 9, outubro de 1982.

Publicado
2010-08-31
Como Citar
Zangelmi, A. J. . (2010). HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE NUM INSTITUTO DIVIDIDO (1979-1994). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(2), 1-20. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/255