A FALA DOS PASSOS

A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO SAGRADO JUDAICO NA CIDADE DO NATAL

  • Luciana Souza de Oliveira Stambonsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Iranilson Buriti de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande - UFCG https://orcid.org/0000-0001-8176-6670
Palavras-chave: Judaísmo, Espaços, Natal

Resumo

O presente artigo busca dar visibilidade ao discurso sobre a construção e a apropriação de um espaço sagrado estabelecido por um grupo de judeus que chegaram à cidade do Natal no primeiro decênio do século XX. O que se questiona é: qual o espaço sagrado delimitado por esses judeus na cidade do Natal? Que motivos os levaram a construir? O que esse espaço simbolizava? Visando compreender tais questionamentos buscaremos desenvolver uma reflexão sobre esse espaço utilizando fontes revistas, jornais da época e bibliográficas que nos permitirão estabelecer um diálogo com as noções de espaço construído por Michel de Certeau, Mircéia Eliade, Michel Foucault, Douglas Santos, Durval Muniz Albuquerque Júnior, Margaret Wertheim, entre outros autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Souza de Oliveira Stambonsky, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestrado em História Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e pós-doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do nordeste e outras artes. 3 ed. Recife/São Paulo: FJN/ Massangana/ Cortez, 2006.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: redemoinhos que atravessam os monturos da memória. Avarlable fron Word Wide Web, Natal: 2006, p. 5. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br //ppgh/durval

CASCUDO, Luís da Câmara. Yom Kippur em Natal. Jornal A República, Natal, n. 881, p.7, 12 nov. 1933.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

KAUFMAN, Tânia Neumann. Passos perdidos história recuperada: a presença judaica em Pernambuco. Recife: Ensol, 2005.

MORAES, Antônio Carlos Robert. Ideologias geográficas: espaço, cultura e política no Brasil. 5 ed. São Paulo: Annablume, 2005.

SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção de significado de uma cartografia. São Paulo: UNESO, 2002.

ROZENCHAN, Nacy. Os judeus de Natal: uma comunidade segundo o registro de seu fundador. São Paulo: Herança Judaica B´nai B´rith, 2000.

TERRIN, Aldo Natale. O rito: antropologia e fenomenologia da ritualidade. São Paulo: Papirus, 2004.

WOLFF, Frieda. Natal, uma comunidade singular. Rio de Janeiro: Cemitério Comunal Israelita, 1984.

Publicado
2010-08-31
Como Citar
Souza de Oliveira Stambonsky, L. ., & Buriti de Oliveira, I. . (2010). A FALA DOS PASSOS: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO SAGRADO JUDAICO NA CIDADE DO NATAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(2), 1-13. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/257