A BIOGRAFIA DESAFIADA

OS CONTORNOS DE UMA VIDA POR FRANÇOIS DOSSE

  • Alexandre Francisco Solano Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: O Desafio Biográfico: escrever uma vida, François Dosse

Resumo

Recentemente, François Dosse , refletindo sobre as complicações que encontram os estudiosos interessados por biografias, construiu uma obra que traça a história do gênero biográfico, O Desafio Biográfico – Escrever uma Vida. Assim como a disciplina histórica, o pensador francês revelanos a familiaridade que a biografia trava com o tempo presente. Acrescenta-nos, ainda, uma questão inescrutável aos historiadores e aos literatos: a biografia cerca-se somente da inventividade ficcional ou de uma identidade puramente científica?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Francisco Solano, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em História pela Universidade Federal de Uberlândia, graduado em Letras e História pela mesma instituição, integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura e bolsista CAPES.

Referências

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

CHAUI, Marilena. O que é Ideologia? São Paulo: Abril Cultural/ Brasiliense, 1984.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: EDUSP, 2009.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. Tradução de Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

SHAKESPEARE, William. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Tradução de Barbara Heliadora. São Paulo: Abril, 2010.

Publicado
2010-08-31
Como Citar
Solano, A. F. . (2010). A BIOGRAFIA DESAFIADA: OS CONTORNOS DE UMA VIDA POR FRANÇOIS DOSSE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(2), 1-10. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/270