A ARTE DE ADAPTAR LIVROS NO SÉCULO XIX

O NOVO SECRETÁRIO PORTUGUÊS OU O CÓDIGO EPISTOLAR, POR J. I. ROQUETTE

Autores

  • Socorro de Fátima P. Barbosa Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Palavras-chave:

Escrita epistolar, Manual epistolar, História da leitura

Resumo

De José Ignacio Roquette, conhece-se bem Código do Bom-tom. O seu manual de escrita epistolar, publicado primeiramente com o título de Codigo epistolar, ou regras e advertencias para escrever com elegancia toda a sorte de cartas, acompanhadas de modelos sobre todos os assumptos, no ano de 1846, em Paris, é uma ampliação do capítulo Das Cartas, do Código do Bom-tom. A única diferença é o acréscimo de um número considerável de exemplos dos mais variados tipos de cartas. O Código epistolar foi oferecido às mocidades Portuguesa e Brasileira, e faz parte do conjunto de obras chamadas literatura de civilidade norteadas que são por termos como cortesia, urbanidade, polidez e civilidade, termos que à época deveriam incluir também os súditos que viviam no Brasil Imperial. Neste trabalho, discutiremos os mecanismos utilizados pelo autor para transformar seu livro de civilidades em um manual de escrever cartas, mais popular e com um público maior, fora do universo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Socorro de Fátima P. Barbosa, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professora de Literatura brasileira da UFPB desde 1987. Doutorado em Literatura Brasileira pela USP, em 1999. Pós-doutorado na PUC/RS. Autora de Jornal e literatura: a imprensa brasileira no século XIX.

Referências

ARAÚJO, Jorge de Souza. Perfil do leitor colonial. Salvador/ Ilhéus: UFBA/ UESC, 1999.

BARBOSA, Socorro de Fátima P. Espada das palavras: a escrita epistolar nos periódicos luso-brasileiros do século XIX. 5º Colóquio. Disponível em: http://www.realgabinete.com.br/GEADOPAC/#/SearchAdv.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1999.

CHARTIER, Roger. (Dir.). La correspondance. Les usages de la lettre au XIXe siècle. Paris: Fayard, 1991.

PÉCORA, Alcir. Máquina de gênero. São Paulo: Edusp, 2001.

PÉCORA, Alcir. Velhos textos, crítica viva. In: TIM, Emerson. (Org.) A arte de escrever cartas. Campinas: Unicamp, 2005.

ROQUETTE, J. I. Código do Bom-Tom ou regras da civilidade e de bem viver no XIXº século. Paris, 1867.

SCHWARTZ, Lilian Moritz. (Org.). O código do Bom-tom. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

SENA, Fabiana. A conversação como modo de distinção no império: Tesouro de meninos e Código de Bom-tom nas escolas brasileiras. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 37, p. 253-265, mar. de 2010. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/37/art17_37.pdf

SILVA, Inocencio Rodrigues. Dicionário bibliográfico português. Estudos aplicáveis a Portugal e ao Brasil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.

OUTRAS FONTES

Jornal Idade de Ouro da Bahia n. 73 11/09/1812.

PILLA, Maria Cecília Barreto Amorim. MANUAIS DE civilidade, modelos de civilização. Disponível: <http://www.ufpel.tche.br/ich/ndh/downloads/historia_em_revista_09_maria_pilla.pdf>

Downloads

Publicado

2011-08-25

Como Citar

P. Barbosa, S. de F. . (2011). A ARTE DE ADAPTAR LIVROS NO SÉCULO XIX: O NOVO SECRETÁRIO PORTUGUÊS OU O CÓDIGO EPISTOLAR, POR J. I. ROQUETTE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(2), 1–15. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/314