O TEATRO ENTRE A RECRIAÇÃO E A PERMANÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

DVD-Registro Teatral, Teatro, Efemeridade, Documentação

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões a respeito da utilização de DVDs de Teatros Filmados como objeto de estudo do historiador da cultura. A questão que se coloca é pensar esse objeto dentro das suas especificidades: um híbrido entre o teatro e o cinema. Nessa relação, observa-se um paradoxo, pois ao mesmo tempo em que mantém uma relação direta com o objeto filmado (espetáculo teatral), o DVD deve ser considerado um trabalho autoral, realizado por um diretor de vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitta Tatiane Martins Freitas, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia-MG e Doutoranda pela mesma universidade (Bolsista Capes). Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC-UFU).

Referências

BAITELLO JR., Norval. O tempo lento e o espaço nulo: mídia primária, secundária e terciária. In: FAUSTO NETO, Antônio et al. (Org.). Interação e sentidos no ciberespaço e na sociedade. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2001. Disponível em: http://www.cisc.org.br/portal/ biblioteca/tempolento.pdf

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In:Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CARDOSO, Maria Abadia. Tempos sombrios, ecos de liberdade – a palavra de Jean-Paul Sartre sob as imagens de Fernando Peixoto: no palco, Mortos sem sepultura (Brasil, 1977). Uberlândia, 2007. 274 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

CARVALHO, Marcelo Dias de Carvalho; ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Patrimônio do efêmero: algumas reflexões para a construção de um patrimônio das artes cênicas no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, UFRG, v. 11, n. 1, 2005. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/118/76>

FARIA, Maria Cristina Brandão de. Teleteatro – audácia e criatividade em uma TV incipiente.

Lumina – Revista de Comunicação da UFJF, Juiz de Fora, n. 3, jun./dez. 2009. Disponível em: http://www.facom.ufjf.br/n3-jun-dez-1999

GUINSBURG, Jacó. Em cena – nos diálogos. In: PATRIOTA, Rosangela; GUINSBURG, Jacó. A cena em aula. São Paulo: Edusp, 2009.

KATZENSTEIN, Tamara Vivian. DVD Registro de Teatro. 2007. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) – Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Paulista, São Paulo, 2007.

PATRIOTA, Rosangela. Crítica de um teatro crítico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PATRIOTA, Rosangela. Vianinha – um dramaturgo no coração do seu tempo. São Paulo: Hucitec, 1999.

PAVIS, Patrice. Os instrumentos da análise. In: A análise dos espetáculos. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RAMOS, Alcides Freire; PEIXOTO, Fernando; PATRIOTA, Rosangela. (Orgs.). A história invade a cena. São Paulo: Hucitec, 2008.

RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela. Teatro e Cinema. In: GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de. (Coord.). Dicionário do Teatro Brasileiro – Temas, Formas e Conceitos. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

SILVA, Rubens Alves da. Entre “artes” e “ciências”: a noção de performance e drama o campo das ciências sociais. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 11, n. 24, jul./dez. 2005. Disponível em:<<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104- 71832005000200003&script=sci_arttext>>.

Downloads

Publicado

2011-12-13

Como Citar

Martins Freitas, T. T. . (2011). O TEATRO ENTRE A RECRIAÇÃO E A PERMANÊNCIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 8(3), 1–14. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/327