CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA
REALIDADE ESCOLAR, PROPOSTAS E PRÁTICAS NA SALA DE AULA
Resumo
Atualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Cinema contra cinema: bases gerais para um esboço de organização do cinema educativo no Brasil. São Paulo: Editora Limitada, 1931.
AZZI, Riolando. Cinema e educação: orientação pedagógica e cultural de vídeos. São Paulo: 1996.
BERNARDET, Jean-Claude; RAMOS, Alcides Freire. Cinema e história no Brasil. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1994.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade. In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Orgs.). História: novos objetos. Tradução de Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
FRANCO, Marília da Silva. A natureza pedagógica das linguagens audiovisuais. In: Cinema: uma introdução à produção cinematográfica. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LEUTRAT, Jean-Louis. Uma relação de diversos andares: cinema e história. Tradução de Rubens Machado. Imagens, Campinas, n. 5, ago./dez. 1995.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da história. Olho da História, Salvador, v. 2, n. 3, nov. de 1996.
NOVINSKY, Anita. A inquisição. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. História: Questões & Debates, Curitiba, ano 20, p. 102, jan./jun. 2003.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
ROSENSTONE, Robert. História em imagens, história em palavras: reflexões sobre as possibilidades de plasmar a história em imagens. O Olho da História, Salvador, v. 1, n. 5, set. de 1997.
SÁ, Irene T. Cinema e educação. Rio de Janeiro: Agir, 1967.
SÁ, Irene. Cinema, presença na educação. Rio de Janeiro: Renes, 1976.
SERRANO, Jonathas; VENÂNCIO FILHO, Francisco. Cinema e educação. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1931.
SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas: as imagens, testemunhas da história. Tradução de Anne-Marie Milon Oliveira. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.