UMA FIGURA DE PADRE COMO TEMA LITERÁRIO

O PADRE ANTÓNIO VIEIRA NA FICÇÃO LITERÁRIA DO BRASIL

Autores

  • José Eduardo Franco Universidade de Lisboa - ULisboa
  • Vanda Figueiredo Universidade do Minho - UMinho

DOI:

https://doi.org/10.35355/000009

Palavras-chave:

Personagens históricas, recriação, Padre António Vieira, ficção literária brasileira

Resumo

O artigo examina o papel da correspondência na logística da Companhia de Jesus, com ênfase nas cartas emergenciais relacionadas à conquista holandesa no Brasil, no século XVII, muitas vezes redigidas por padres aprisionados ou exilados pelos holandeses. Os autores defendem que, neste gênero epistolar, prevalece o tom de resistência contra o avanço dos “hereges calvinistas” em terra católica, bem como de alerta contra inacianos dissidentes. Neste sentido, destacam-se as cartas do padre Francisco Ferreira sobre o inimigo calvinista e as que monitoravam o padre dissidente Manoel de Moraes. O artigo sublinha, enfim, a inserção desta correspondência, entre o que se poderia chamar de serviço de inteligência militar da Companhia de Jesus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOULVENT, Anne-Laure. O Barroco. Lisboa: Publicações Europa-América, 1996.

CALDEIRÓN, Francisco Jiménez. Imagem e Discurso: Os textos de António Vieira e a Linguagem Cinematográfica. Tese (Doutorado em Filosofia e Letras) – Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Extremadura (Cáceres – Espanha), 2010.

COELHO, Eduardo Prado; REAL, Miguel. (Coord.). Obra Completa do Padre do Padre Manuel Antunes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

Diário da Assembleia da República, 2.ª Sessão Legislativa, 19 de julho de 1997.

FRANCO, José Eduardo (Coord.). Entre a Selva e a Corte: Novos Olhares Sobre Vieira. Lisboa: Esfera do Caos, 2009.

FRANCO, José Eduardo. O império da escrita: A escrita como poder na Companhia de Jesus: o Caso da Obra Vária do Padre António Vieira. In BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Língua Portuguesa: história, memória e intersecções lusófonas. São Paulo: EDUC-IP-PUC-SP, 2018.

FRANCO, José Eduardo. (Coord.). Obra Seleta de José Augusto Mourão. O Vento e o Fogo. A Palavra e o Sopro. O Espelho e o Eco. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2017. 1592 p., p. 354. Veja-se também CALVINO, Italo. Punto y aparte. s/l: Tusquets, 1995.

FRANCO, José Eduardo; REIS, Bruno Cardoso. Vieira na literatura anti-jesuítica. Lisboa: Roma Editora e Fundação Maria Manuela e Vasco Albuquerque D´Orey, 1997.

HARDWICK, Lorna. Reception studies. Oxford: Classical Association by Oxford University Press, 2003.

ISER, Wolfgang. The Range of Interpretation. New York: Columbia University Press, 2000.

MARQUES, Wilton. Padre Vieira e os filhos de Tupá (Um conto esquecido de Firmino Rodrigues da Silva). In Navegações. Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 10, n. 1 (2017)

MARTINS, OLIVEIRA. História da civilização ibérica, Lisboa, Guimarães Editors, 2007, p. 326

MIRANDA, Ana. Boca do Inferno. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MORAIS, Eunice de. Ficção e História no romance ‘Boca do Inferno’, Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, 2003.

MOREIRA José. As contradições do Padre António Vieira e outros escritos. Rio de Janeiro: Alba, 1943.

PALMER, Richard E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 2006.

RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação. Lisboa: Edições 70, 2009.

RODRIGUES, Francisco. O P. António Vieira. Contradições e aplausos à luz de documentação inédita. In Revista de História, Vol. XI, 1992.

SILVA, J. M. Pereira da. Manuel de Moraes. Crónica do Século XVII. Rio de Janeiro: Garnier, 1866. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/29819.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Franco, J. E. ., & Figueiredo, V. . (2020). UMA FIGURA DE PADRE COMO TEMA LITERÁRIO: O PADRE ANTÓNIO VIEIRA NA FICÇÃO LITERÁRIA DO BRASIL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 16(1), 1–17. https://doi.org/10.35355/000009