A HISTÓRIA CULTURAL

UM DIÁLOGO ENTRE ALAIN CORBIN E NORBERT ELIAS

Autores

Palavras-chave:

Cultura, História, Sociologia, Norbert Elias, Alain Corbin

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor um diálogo aproximativo entre duas obras de tradições intelectuais distintas e produzidas em contextos históricos diferenciados: O Processo Civilizador, publicado pelo sociólogo alemão Norbert Elias, e Saberes e Odores, do historiador francês Alain Corbin. No contexto de produção e publicação da primeira obra, o diálogo travado por Elias com os historiadores que publicaram suas obras antes da década de 1930 opunha sociologia e história. Por outro lado, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, pode-se perceber que em obras como Saberes e Odores, mesmo não referenciando diretamente Norbert Elias, as preocupações são semelhantes. E por caminhos diferentes, as duas obras podem contribuir para os estudos socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claiton Marcio da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutor em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Referências

CARR, E. H. Que é História. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

CORBIN, Alain. Saberes e Odores. O olfato e o imaginário social nos séculos XVIII e XIX. Tradução de Lígia Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. 2. Ed. Lisboa: Difel, 1990.

HUNT, Lynn.(org.). A nova história cultural. Tradução Jefferson Luis Camargo, São. Paulo: Martins Fontes,1992. Publicado originalmente em inglês em 1989.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Tradução de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volume I: Uma história dos Costumes. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

da Silva, C. M. . (2012). A HISTÓRIA CULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE ALAIN CORBIN E NORBERT ELIAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/363