A INTERDEPENDÊNCIA DOS OPOSTOS NA ARTE DE FRIDA KAHLO

Autores

  • Laura Rodrigues Noehles Universidade de Freiburg, Alemanha

Palavras-chave:

Frida Kahlo, vida, morte, opostos

Resumo

A obra de Frida Kahlo está permeada de princípios opostos responsáveis por criar campos de tensão que atraem e intrigam quem aprecia suas pinturas. O binômio vida-morte é o principal desses pares complementares que determinam a temática e a estrutura de seu trabalho. Se por um lado a aplicação dessa forma de pensamento a realidades político-sociais pode resultar simplista e superficial, sua extensão a conceitos abstratos e universais deu origem às obras mais marcantes de Kahlo. Mesmo seus auto-retratos fazem eco a essa convicção da pintora de que os princípios bipolares regem a lógica de funcionamento da existência humana. Compreender a função desse elemento dicotômico para a estrutura da arte de Kahlo auxilia-nos a explorar mais a fundo sua iconografia e contribui para oferecer uma hermenêutica alternativa à análise puramente psico-biográfica de sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Rodrigues Noehles, Universidade de Freiburg, Alemanha

Doutoranda pela Universidade de Freiburg, Alemanha

Referências

GONZÁLEZ CRUSSÍ, Francisco. Funeral Portrait in Mexico. In: Imágenes del Mexicano. México: Instituto Nacional de Bellas Artes, 2009.

MUÑOZ CORONA, Luz de María: Frida Kahlo y el nacionalismo mexicano. Punto de partida, Cidade do México, nr. 117, 2003. Disponível em: www.puntodepartida.unam.mx/index.php?option=com_content&task=view&id=628&Itemid=29 . Acesso em: 26/08/2011.

PAZ, Octavio. El laberinto de la soledad. Madrid: Fondo de cultura económica, 2007.

PRIGNITZ-PODA, Helga: Frida Kahlo. Das Gesamtwerk. Frankfurt am Main: Editora Neue Kritik, 1988.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Rodrigues Noehles, L. . (2012). A INTERDEPENDÊNCIA DOS OPOSTOS NA ARTE DE FRIDA KAHLO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–15. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/371